65 anos da Biblioteca Pública - Hélio Alves de Montenegro




A Biblioteca Pública Municipal Hélio Alves de Oliveira realiza às 9 horas desta terça-feira a comemoração do seu aniversário de 65 anos. Na ocasião acontecerá a entrega de diplomas aos vencedores da promoção Poesia em Movimento. A biblioteca montenegrina está instalada temporariamente em espaço no Parque Centenário enquanto aguarda conclusão da reforma em sua sede própria.






Até meados do próximo ano, a Biblioteca Pública Municipal Hélio Alves de Oliveira deverá estar de volta à sua sede própria, que está sendo reformada. A garantia foi dada pelo prefeito Paulo Azeredo durante a cerimônia que celebrou os 65 anos da instituição, ocorrida na manhã de hoje no prédio do Parque Centenário em que a biblioteca está instalada provisoriamente.

Além do prefeito e assessores, a celebração contou com as presenças do secretário municipal de Educação e Cultura, João Antônio Moreira, e da diretora da biblioteca, Ana Valdeti Martins. Também compareceram alunos e professores das escolas premiadas no concurso Poesia em Movimento, que receberam medalhas e diplomas. Os textos produzidos serão expostos nos ônibus da Viação Montenegro, empresa que patrocinou a iniciativa.


Em seu pronunciamento, a diretora Ana Valdeti ressaltou que o fato da biblioteca estar em local improvisado não significa que ela deixe de funcionar e atender da melhor forma possível, contando atualmente com um acervo de 6 mil livros disponíveis para a comunidade. O trabalho da equipe de servidores também foi destacado pelo secretário João Moreira, o qual garantiu que a intenção da Administração Municipal é entregar uma sede totalmente remodelada e em condições de uso pela comunidade.

A situação da biblioteca também foi destacada pelo prefeito, que refutou o editorial do jornal Ibiá do sábado passado, o qual dizia que a atual administração havia acabado com a biblioteca. Segundo Paulo Azeredo, o simples fato de estarem todos ali comemorando o aniversário mostra que a instituição segue aberta e funcionando. Ele lembrou que no início da Administração o atual governo recebeu os livros todos encaixotados dentro de um depósito sem as mínimas condições. Além disso, explicou que será preciso refazer a obra de reforma da sede da biblioteca feita na gestão anterior e garantiu que a instituição deve retornar à sua sede própria até o meio de 2015.