Projeto para qualificar o carvão vegetal


 Projeto para qualificar o carvão vegetal

Um projeto desenvolvido pela Fundação de Ciência e Tecnologia (Cientec) para melhorar a produção de carvão vegetal, visando aumentar a produtividade e diminuir os efeitos poluentes, foi discutido durante reunião ocorrida na manhã desta sexta-feira, na Prefeitura de Montenegro. Estiveram presentes representantes de vários órgãos municipais e estaduais, que analisaram vários aspectos do assunto.


A reunião foi coordenada por João Roque da Rosa, integrante do Gabinete do Prefeito de Montenegro, que vem acompanhando o assunto desde a época em que Paulo Azeredo era deputado estadual. 



Compareceram também Valmor Griebeler, presidente da APECAVE (Associação dos Produtores de Carvão Vegetal do RS), Leandro Feijó Fagundes, da Emater de Montenegro, Fábio André da Encarnação, Supervisor da Emater Regional, Antônio Edson da Cruz Padilha, secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Fabrício Ribeiro Azolin, da Secretaria Estadual da Agricultura e Agronegócio, Gabriel Faer Gomes, técnico da CIENTEC, e Homero Garcia da Rosa, que é representantes dos agricultores produtores de carvão.

O representante da Cientec falou sobre o projeto que está em andamento na Fundação, visando implementar mudanças que tornem os fornos mais eficientes e menos poluentes. Explicou que vários estudos já foram realizados, mas que os resultados e uma conclusão definitiva somente deve ser obtida dentro de um ano ou mais.
Conforme o presidente da Apecave, o projeto é muito bem-vindo, porque permite não apenas aumentar a produtividade, mas ajuda a diminuir os efeitos poluentes, o que é uma preocupação dos produtores. Segundo Valmor Griebeler, atualmente cerca de 60 por cento da produção gaúcha de carvão é vendida para o estado de Santa Catarina e o preço está valorizado.

Ao final da reunião foi definida formação de uma comissão para seguir acompanhando de perto o projeto. Além disso, foi agendado um novo encontro para o início de dezembro, quando também deverá ocorrer uma visita de campo a uma propriedade, afim de verificar in loco como está sendo feito o trabalho.