Índios empreendedores visitam a prefeitura de Montenegro


Dois integrantes de uma tribo de índios kaigangues estiveram na Prefeitura de Montenegro, no final da tarde desta quarta-feira, acompanhados de representantes do Conselho de Missão entre Povos Indígenas (Comin) da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil. Eles vieram solicitar um apoio da Administração Municipal para comercializar seus produtos na cidade.

Os indígenas foram recebidos pelo secretário municipal de Habitação, Desenvolvimento Social e Cidadania, Jalvi Machado. O cacique da tribo, que fica no município de Tabaí, explicou que integrantes do grupo costumam vir a Montenegro diariamente para vender os produtos artesanais que produzem na tribo. 

Entretanto, como não possuem um lugar onde guardar este material, eles precisam trazer e levar embora sempre, o que acarreta dificuldades, principalmente quando o volume é grande e não cabe nos bagageiros dos ônibus. Assim, pediram que a Prefeitura ajude a resolver o problema, cedendo um espaço para guardar o artesanato.

O secretário Jalvi Machado se comprometeu a levar o assunto ao conhecimento do prefeito Paulo Azeredo para que a situação seja avaliada. O secretário considera importante apoiar o grupo, lembrando que os indígenas até sofrem preconceito por parte da sociedade, que os trata como se fossem mendigos.