Campanha de educação no trânsito - Prefeitura de Montenegro


Isto acaba com uma família. Foi com esta frase, referindo-se à um episódio de morte por acidente de trânsito com familiares seus, que o presidente da Unimed Vale do Caí, Paulo César Sehn, resumiu a gravidade dos efeitos da insegurança no trânsito. A manifestação ocorreu durante a solenidade de lançamento da Campanha pela Educação no Trânsito, promovida pela diretora de trânsito da Prefeitura de Montenegro, na manhã desta quinta-feira, no Espaço Vida da Unimed.


O diretor do Departamento de Trânsito, Edar Borges, abriu a solenidade falando sobre a forma como a campanha será desenvolvida. Ele explicou que a iniciativa seguirá até o final do ano, com a distribuição de folders contendo orientações para pedestres e motoristas, além de algumas das principais regras do trânsito. Além disso, graças ao patrocínio de empresas serão feitos banners para serem colocados nas escolas municipais. O diretor salientou que as campanhas feitas pelo setor têm sido custeadas com patrocinadores privados, sem uso de dinheiro público.

Sobre a importância do assunto, o diretor ressaltou que é preciso uma mudança de comportamento, pois todos precisam aprender a abrir mão de alguns direitos e aprender regras de convivência em sociedade. Por fim, Edar Borges citou o alto número de mortes no trânsito e lembrou que somos os próprios autores disso.

Revelando um drama vivido por sua própria família, o presidente da Unimed deixou claro o quanto sofrem as pessoas que perdem um parente em acidente de trânsito. Paulo Sehn contou que uma irmã e seu cunhado morreram num acidente na Bahia e que sua mãe passou o resto da vida sofrendo e esperando reencontrar a filha após sua morte. O prefeito Paulo Azeredo encerrou a solenidade também reafirmando a ideia de que todos sofrem com os episódios de imprudência e imperícia que causam acidentes. Concluiu ressaltando que todos têm a contribuir para a solução disto.