Reunião da ACI MONTENEGRO discute instalação de camêras de videomonitoramento



A Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Montenegro/Pareci Novo (ACI) reuniu empresários associados, representantes do legislativo e Brigada Militar em uma reunião na sede da entidade, na tarde desta segunda-feira. O objetivo do encontro era discutir a instalação das câmeras de videomonitoramento no centro da cidade e cobrar respostas da Prefeitura em relação a prazos e impedimentos. Convidado a comparecer, o Prefeito Paulo Arezedo não esteve presente e não mandou representantes. 

Ao abrir a reunião, o presidente da ACI, Dr. Waldir João Kleber destacou o grande número de assaltos que as lojas do centro da cidade estão sofrendo. Em pouco tempo, a relojoaria Ronnau foi assaltada quatro vezes, a Santa Luiz três, e a Cris Jóias duas. “A situação está precária. Os comerciantes precisam pelo menos dessa sensação de segurança que as câmeras podem proporcionar. Se existem recursos para isso, eles precisam ser usados”, questiona. 

O major da Brigada Militar Marcus Vinícius Sousa Dutra, que também esteve presente na reunião, destacou a incapacidade da BM de estar presente em todos os momentos na área comercial da cidade. “Por isso a ideia das câmeras também é válida para inibir os criminosos”, disse. O grupo reunido na sede da ACI discutiu ações que podem ser colocadas em ação a curto prazo. “Se o problema é a verba, poderíamos começar colocando câmeras apenas na área central e nas vias de acesso à cidade”, destacou o Major. 

Sem a presença do prefeito para responder a essas questões, o grupo decidiu montar uma comissão e ir atrás de respostas. A comissão ficará responsável por marcar uma reunião com o Executivo e apresentar propostas e debater ideias que sejam viáveis rapidamente. Outra ideia colocada durante o encontro foi a criação de um grupo no aplicativo Whatsapp, que contaria com a Brigada Militar e os comerciantes do centro da cidade. “Esse grupo seria uma forma de nos avisar e de agirmos mais rapidamente quando algo suspeito for visto pelos empresários”, explica o Major. O aparelho de telefone celular com a tecnologia necessária será doado pelo Sindilojas. 

Todos os comerciantes associados à ACI que tiverem interesse em participar do grupo e ajudar a identificar suspeitos e emitir alertas a BM, devem mandar um número de celular cadastrado no whatsapp para: acimontenegro@acimontenegro.org.br