2º Encontro Turismo em Desenvolvimento – Qualificando o Futuro em Montenegro







Numa época em que os conceitos de sustentabilidade e preservacionismo estão em alta, um evento realizado no dia 25 de setembro mostrou o quanto Montenegro está se preocupando com isto num setor que cada vez mais cresce como alternativa econômica: o turismo. Cerca de cem pessoas acompanharam o 2º Encontro “Turismo em Desenvolvimento – Qualificando o Futuro”, realizado na sede do CTG Os Lanceiros.

O ponto alto do evento foi a palestra do Conselheiro Estadual de Turismo, Rafael Sittoni Goelzer, que também integra outros órgãos de turismo, e é filho do casal criador da Quinta da Estância, empreendimento situado em Viamão e considerado o primeiro hotel-fazenda pedagógico do Brasil. A abertura do encontro contou com as manifestações do prefeito Paulo Azeredo e do secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Eduardo Müller, além da Diretora de Turismo da pasta, Andrisa Mariano, da presidente do Conselho Municipal de Turismo, Daise de Souza, e da secretária-adjunta estadual de Turismo, Camila Mumbach.
Primeira a se manifestar, Daise salientou a importância de haver um plano municipal com estratégias de ação que possibilitaram várias conquistas no setor desde o ano 2000. Defendendo a ideia de que o turismo é um agente de transformação social, Andrisa ressaltou a criação de uma governança regional na área e destacou a importância dos empreendedores. “Nós (Poder Público) somos apenas fomentadores, vocês é que fazem a coisa acontecer”, definiu a diretora. O secretário Carlos Eduardo, por sua vez, lembrou que o turismo está ligado à rotina do dia-a-dia e que impacta em praticamente todos os setores da sociedade. “Nossos potenciais já estão desenhados, só temos que fazer acontecer”, citou o secretário.

A secretária estadual adjunta destacou o processo de democratização implementado na atual gestão, criando as governanças regionais. Camila Mumbach salientou que Montenegro é um polo da região, acrescentando que tudo que é bom para o turista deve ser bom também para os moradores das cidades visitadas. Última autoridade a falar, o prefeito Paulo Azeredo iniciou com uma comparação entre o orçamento destinado ao turismo na cidade com os valores pagos pelo recolhimento de lixo, mostrando que, mesmo com poucos recursos, é possível fazer muito. Ele se referiu também à questão da preservação, citando sua tentativa de impedir a demolição do patrimônio histórico, no caso do antigo frigorífico Renner, mas destacou iniciativas da comunidade, como o projeto que alunos de uma escola apresentaram no evento, sugerindo a criação de uma praça esportiva aberta a todos os jovens.

O palestrante Rafael Sittoni Goelzer dividiu sua apresentação em dois momentos distintos. Inicialmente ele falou sobre sua atuação nos órgãos de turismo, explicando aos participantes, a maioria deles empreendedores locais e regionais, sobre a estrutura e funcionando da secretaria estadual de Turismo. Na sequência, Rafael passou a contar sobre o empreendimento de sua família, num relato que misturou a história do local com dicas sobre as questões da sustentabilidade e da preservação. Segundo Rafael, o sonho de seus pais em morar numa propriedade rural para ensinar aos filhos como era uma vida mais simples motivou a criação de um empreendimento que serve não apenas como sustento econômico, mas também como exemplo pedagógico. Ele encerrou a palestra defendendo a ideia de que os empreendedores não devem pensar apenas no lucro, mas também na continuidade do negócio. “As empresas podem passar, mas as pessoas permanecem”, concluiu.