Projetos ambientais recebem prêmio nas Escola em Montenegro


Três escolas municipais ganharam troféus na 4ª edição do concurso Ciclo Verde, promovido pela empresa alemã Lanxess em parceria com a Prefeitura de Montenegro através das Secretarias Municipais da Educação e Cultura (SMEC); e Meio Ambiente (SMMA). Em primeiro lugar ficou a escola Pedro João Müller, com o projeto “Estação ambiental João de Barro”; em segundo, a escola Dr. Walter Belian, com “Redemoinhos de água”; e em terceiro, a escola Henrique Pedro Zimmermann, com o projeto “Papel, plástico, lata, papelão... nosso lixo em transformação”. 

A primeira colocada receberá além do troféu e do certificado, a premiação de R$ 10 mil e acompanhamento técnico na implementação do respectivo projeto ambiental. “São pequenos passos que podem fazer a diferença”, afirmou o coordenador Administrativo da industria química Lanxess em Triunfo, Sandro Sabka. Segundo ele, o programa Ciclo Verde não só apóia, mas também estimula as pessoas e os grupos comunitários a observarem o ambiente onde vivem. O concurso representa a cultura de responsabilidade corporativa da Lanxess através do incentivo à pesquisa, criando hábitos de preservação ambiental e desenvolvendo a consciência ecológica. 

O prefeito Paulo Azeredo parabenizou a todos os envolvidos com o concurso e os projetos desenvolvidos pelas escolas, mas lamentou o excesso de burocracia que muitas vezes engessa decisões de governo, numa comparação com a agilidade que as empresas privadas têm na realização de eventos e projetos. “Hoje gastamos para fazer o transbordo do lixo de nossa cidade para outro local porque a lei ambiental restringe a criação de aterros sanitários, quando poderíamos poupar recursos públicos e promover a reciclagem aqui mesmo”, disse o prefeito.

O secretário Municipal de Educação e Cultura, João Moreira, lembrou que uma das funções da escola é ensinar e conscientizar as crianças quanto à preservação ambiental. “Através da educação formamos consciência”, afirmou Moreira. As guerras que destroem cidades inteiras e os países de primeiro mundo que não assinaram o protocolo de Kioto, pela diminuição das armas nucleares, também foram citadas pelo secretário de Meio Ambiente, Clóvis Domingues, numa alusão às diversas formas de destruição da natureza. “Estamos trabalhando nas escolas e os alunos levam informações aos familiares e já se tem uma visão de mundo melhor, mas ainda estamos aquém e podemos fazer muito mais”, falou Domingues.

A solenidade aconteceu na tarde de terça-feira, 19/8, na Estação da Cultura, em Montenegro. Além das diretoras e professoras das escolas, e imprensa local, também estiveram presentes a educadora ambiental da SMEC, Simone Schardong (Coordenadora do evento em nível Municipal) e Lívia Berrocal, da empresa Lanxess. Dos nove educandários de Montenegro inscritos no concurso, oito apresentaram projetos e receberão certificado de participação. As escolas que apresentaram projetos são:

- Bello Faustino dos Santos.
- Bernardino Luís de Souza.
- Carlos Frederico Schubert.
- Colégio Sinodal Progresso.
- Dr. Walter Belian.
- Henrique Pedro Zimermann.
- José Pedro Steigleder.
- Pedro João Müller.