Projeto da AES Sul Montenegro leva a sustentabilidade para estudantes


 
Educar para transformar. Foi com este pensamento que a AES Sul idealizou para o Rio Grande do Sul um projeto educativo de construção de saberes voltado à sustentabilidade. O AES Sul na Comunidade – Educar para Transformar, pertencente ao Programa de Eficiência Energética da AES Sul, é gratuito, itinerante e destinado à rede escolar dos municípios da área de concessão da empresa e às comunidades. Em seu segundo ciclo, o projeto chegará a mais 70 municípios gaúchos, a fim de contribuir com o crescimento da consciência ambiental dos seus participantes, bem como sensibilizá-los a levarem, para o seu dia a dia, hábitos favoráveis ao meio ambiente.

O projeto foi apresentado aos professores de Montenegro e de mais oito municípios da região durante o Seminário Regional de Educação, realizado em Canoas, no início de junho. Durante todo o dia, os educadores vivenciaram ações relacionadas aos eixos temáticos energia, segurança, água, resíduos e mobilidade urbana e participaram de oficinas multidisciplinares, para, nesta semana, levarem os seus alunos para também vivenciarem e absorverem os ensinamentos da proposta educativa.

O AES Sul na Comunidade – Educar para Transformar estará à espera dos estudantes das escolas públicas estaduais e municipais de Montenegro, acompanhados de seus professores, de 20 a 22 de agosto, no Ginásio do Parque Centenário, das 9h às 12h e das 13h30min às 17h. É no poder transformador da educação que a AES Sul aposta. E são as novas gerações que carregam consigo a oportunidade de preparar de forma consciente, equilibrada e sustentável o seu futuro. Sendo assim, a empresa quer despertar e plantar a semente da consciência ambiental na idade em que aprender brincando é fundamental.

Desta forma, educadores e alunos, mediados pela brincadeira educativa, aprendem sobre o consumo diário de energia em uma casa; a segurança e os processos de geração de energia; a coleta e o destino correto do lixo; o tempo de decomposição dos produtos; a quantidade necessária de água para produção de objetos; as principais diferenças entre os meios de transporte e suas emissões de CO2, entre outros assuntos. Somados aos conhecimentos adquiridos com a vivência no AES Sul na Comunidade – Educar para Transformar, mestres e alunos levam para as suas casas revistas pedagógicas com atividades e brincadeiras que ampliam os olhares sobre as “coisas” do mundo.

Fonte: Acom Montenegro