Prefeito e Ministros na usina de Biogás em Montenegro



Na tarde dessa sexta-feira, 22 de agosto o prefeito Paulo Azeredo, a ministra Izabella Teixeira, do Meio Ambiente, o ministro Ricardo Berzoini, da Secretaria de Relações Institucionais visitaram a usina de Biogás que está instalada em Montenegro. A intenção dos ministros foi conhecer o projeto do consórcio Verde-Brasil, que busca pela harmonização das áreas ambiental, social e econômica, priorizando o crescimento sustentável e tendo como objetivo a valorização de substratos orgânicos. 

Após dois anos de pesquisa, a empresa Naturovos e a Cooperativa dos Citricultores Ecológicos do Vale do Caí - Ecocitrus foram capazes de produzir uma solução ao ambiente socialmente inclusiva e economicamente eficiente para a produção de energia renovável.

Um exemplo é o biometano, produzido através da valorização de substratos orgânicos. Ele é capaz de atingir as especificações do gás natural e de substituí-lo em suas aplicações, além de desempenhar um papel importante tanto pela possibilidade de redução da dependência energética e por sua geração distribuída, quanto pela redução significativa de emissões de gases de efeito estufa. A ideia dos ministros é mostrar essa iniciativa a outros Estados.