Nesta quarta-feira, pela manhã, o jardim do setor de Vigilância em Saúde recebeu as primeiras mudas de chá para incentivar as pessoas a valorizarem as plantas medicinais e fitoterápicos como alternativas complementares à saúde.
Segundo a nutricionista Silvana Schons, a identificação o manejo, as propriedades e benefícios de cada planta, serão tema de oficinas para orientar os servidores que se interessarem em ampliar esta prática.
“Esta iniciativa dos servidores é bem-vinda e salutar, porque tudo o que a gente faz para melhorar a saúde das pessoas é gratificante, principalmente para nós que trabalhamos na função pública”, salientou Luiz Carlos Casado, chefe da Vigilância Sanitária de Montenegro.
Sob o olhar da União - no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), as chamadas práticas integrativas, ratificam esta tendência, como consta da Portaria Interministerial nº 2.960/2008 que instituiu o Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos. Uma das diretrizes do programa é a regulamentação do cultivo, o manejo sustentável, a produção, a distribuição e o uso de plantas medicinais e fitoterápicos, considerando as experiências da sociedade civil nas suas diferentes formas de organização, assim como estimular a criação de centros de capacitação, técnica e científica, regionais, locais ou por biomas.
Mais informações no site: portalsaude.gov.br .
Comentários