Suspeita de Ebola deve ser notificado a Secretaria Municipal da Saúde de Montenegro




O vírus Ebola é o causador de uma doença chamada Febre Hemorrágica Ebola. No caso de suspeita de infecção, devem ser notificados imediatamente as Secretarias Municipal, Estadual e Ministério da Saúde, e o eventual paciente será encaminhado a um hospital de referência. No Rio Grande do Sul, o hospital de referência é o Grupo Hospitalar Conceição, em Porto Alegre, na rua Domingos Rubbo nº 20 – fone (51) 3018 1991.

Todos estabelecimentos de saúde de Montenegro estão informados sobre o manejo de casos suspeitos de indivíduos infectados pelo vírus Ebola, como informa a enfermeira Katia Kern, da Secretaria Municipal da Saúde. 

Este é o mais extenso e duradouro surto da doença no mundo. Pelas características da transmissão do vírus Ebola, é pouco provável uma disseminação para outros continentes. Entretanto pode haver a detecção, em qualquer país do mundo, de casos em viajantes provenientes de países com transmissão. Nessa situação, se o passageiro apresentar os sintomas durante a viagem, a equipe de bordo aplica as normas internacionais vigentes, visando a proteção dos outros passageiros, e providencia o transporte do paciente para o hospital de referência.

Suspeita de infecção

Considera-se caso suspeito de infecção pelo vírus ebola os indivíduos procedentes, nos últimos 21 dias, de país com transmissão atual de ebola (Libéria, Guiné, Serra leoa e Nigéria) que apresenta febre de início súbito, podendo ser acompanhada de sinais de hemorragia, como: diarréia sanguinolenta, gengivorragia, enterorragia, hemorragias internas, sinais purpúricos e hematúria. O período de incubação ´varia de 1 a 21 dias.

Tipos

Existem cinco tipos de vírus ebola, sendo o ‘zaire ebolavírus’ o que apresenta a maior letalidade, geralmente acima de 60% dos casos diagnosticados. No momento, a Organização Mundial da Saúde - OMS -, tem chamado a atenção para a persistência do surto em países da região ocidental da África, que acomete Libéria, Guiné, Serra Leoa e Nigéria, países onde está havendo a circulação do vírus.

Transmissão do vírus

A transmissão ocorre de pessoa a pessoa após o aparecimento dos sintomas, através do contato com sangue, tecidos ou fluidos corporais de indivíduos infectados (incluindo cadáveres), ou do contato com superfícies e objetos contaminados.

Segundo informe técnico do Ministério da Saúde, o vírus ebola foi identificado em 1976 no Zaire, e desde então tem produzido vários surtos no continente africano. Este vírus foi transmitido para os seres humanos através do contato com sangue, órgãos ou fluidos corporais de animais infectados, como chimpanzés, gorilas, morcegos-gigantes, antílopes e porcos-espinhos.