Moradores de Montenegro na Reunião sobre enchentes


Com o auditório da ESCOLA BEATO ROQUE em PARECI NOVO completamente lotado  foi apresentada a Etapa 3 dos Estudos de Cheias do Rio caí.

Os montenegrinos dos Bairros Olaria, Municipal, Ferroviário, Centro e Tanac participaram em número significativo. Fizeram uma série de questionamentos, inclusive  sobre o porquê da falta de informações  quanto aos estudos e constatações observadas referentes ao impacto ambiental de intervenções no rio Caí que causam as enchentes. 

Foram apresentadas 3 alternativas para minimizar enchentes em Montenegro:

Alternativa 1- Nenhuma Obra de Engenharia


Alternativa 2- Dique junto à Cidade


Alternativa 3- Dique fora da cidade + Corta-rio ( Canal Extravasador)


Outras alternativas descartadas foi a limpeza do canal do rio na área rural de Capela de Santana e o corta-rio porque diminui somente 61 cm o nível das maiores enchentes. O custo estimado do canal é de 6 milhões.


Os formulários para os moradores preencherem estão a disposição na Câmara de Vereadores de Montenegro, ou via internet no link ano fonte no final desta notícia.


Para alguns, tais fatos são em grande escala responsáveis pelo aumento do nível da água na ocasião das enchentes. Inclusive fazem parte de um processo judicial do Ministério Público na Comarca de Portão e podem ser vistos em imagens do Google.

Também participaram o prefeito Paulo Azeredo e os Vereadores Nana, Rose, Marcio Müller e Roberto Braatz.

Fonte: