Montenegro a capital do Zero Acidente



Atividades de conscientização para um trânsito seguro aconteceram na manhã de hoje em Montenegro. Para marcar a passagem do 21 de agosto, dia do Zero Acidente no Trânsito a Praça Rui Barbosa, no centro, e a rotatória do posto Shell, tiveram atividades para conscientizar motoristas e pedestres quanto aos cuidados que todos devem ter para evitar acidentes. 

Nos dois locais foram entregues material educativo com dicas referentes a trânsito seguro e feitas ações Sociais, como teste de glicemia, verificação de pressão arterial e apresentações artísticas, Banda da APAE (integrada por crianças da instituição) e a Banda da Brigada Militar. 
“Trabalhamos 365 dias por ano para reduzir as mortes, Montenegro é a capital do Zero Acidente, depois partimos para outras cidades”, afirma o presidente do Instituto Acidente Zero, Carlos Tatsh.

Além da segurança no km zero da RS-C 240 e 287 (rotatória do posto Shell) através da Polícia Rodoviária Estadual e no entorno da praça e Rui Barbosa (centro), a Brigada Militar também participou com o Corpo de Bombeiros e disponibilizou o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), um projeto desenvolvido pelos policiais da BM, voluntariamente, nas escolas, para alunos das séries iniciais, e esteve presente com o Leão-Mascote. 

Na Rotatória do posto Shell também teve distribuição de material sobre educação para o trânsito e foi colocado um veículo acidentado para chamar e atenção de quem circulava pelo local, houve a simulação de um acidente onde o copo de Bombeiros prestou os primeiros os primeiros atendimentos. Nos dois pontos de concentração das atividades teve a presença de ambulâncias.

“É com muita satisfação que afirmo, até o momento 113 municípios não tiveram ocorrências de acidentes. O ir e vir com segurança é de extrema necessidade para a população”, afirma o prefeito Paulo Azeredo.
Na praça Rui Barbosa, estiveram presentes a Momentive, com o Projeto ECOMEÇAR, em campanha de alerta para a Paz no Trânsito; o Senac com diversos serviços e a unidade móvel e a APAE com o lançamento da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, que vai até o dia 28 de agosto. 

Além da Prefeitura, participaram o 5º BPM, Corpo de Bombeiros, Escolas Municipais. CFC's, Escola de Enfermagem, SMIC, SMEC, Conselho de Trânsito, Banda da BM, com a presença de Mascotes, Semáforo da Educação, Leão do PROERD, Tio Berga e Dona Lara.

Lei Estadual nº 11 542 - Dia do Zero Acidente no Trânsito no Estado
Quando Deputado Estadual, Paulo Azeredo buscou fazer uma campanha educativa, com o seguinte slogan: "eu cuido de você e você cuida de mim". A ideia era fazer uma ação não punitiva, com respeito às leis , a atenção e a educação, explica o prefeito de Montenegro. A partir daí foi criada a Lei 11 542 que instituiu a data de 21 de agosto como o Dia do Zero Acidente no Trânsito no Estado.