Mais de 90% da riqueza e dos empregos são gerados pelas Micro e Pequenas Empresas



Além de gerar maior parte das vagas, o segmento reúne grande parte das empresas nacionais e responde por 99,1% da economia brasileira. Mas é preciso cuidar do lado financeiro.

De todas as riquezas produzidas no Brasil, 99,1% são geradas pelas Micro e Pequenas Empresas (MPE). Isso porque, de todas as empresas nacionais, mais de 93% são de pequeno porte e geram 52% dos empregos diretos no País. A representatividade e a importância desse segmento exigem que as MPEs tenham uma boa gestão financeira para se desenvolver. O assunto foi o foco principal do II Seminário de Soluções Financeiras para MPE, realizado nesta sexta-feira (7), no auditório do Sebrae-RN.

Durante evento, foram apresentadas soluções financeiras por consultores do Banco do Brasil, Santander, Banco do Nordeste, Caixa Econômica Federal e Agência de Fomento do RN (AGN). Na abertura, o diretor superintendente do Sebrae-RN, José Ferreira de Melo Neto, lembrou a aprovação da PLP 77/2011 pelo Senado. O projeto reajusta em 50% as tabelas de enquadramento das micro e pequenas empresas no Simples Nacional, entre outras mudanças.

“Essa aprovação foi importante para o segmento. Temos 65.00 empresas no Estado que agora podem ser enquadradas nesse regime tributário simplificado e outras mais que poderão parcelar as dívidas com a Receita Federal”, comemorou. Segundo José Ferreira, muitas oportunidades de negócios estarão disponíveis para MPEs até a Copa do Mundo de 2014. “É preciso que as empresas estejam preparadas para aproveitar essas oportunidades”.

Um dos destaques do seminário foi a palestra ‘Inovação com competitividade para MPEs’, ministrada pelo gerente da Unidade de Inovação e Tecnologia do Sebrae-RN, João Bosco Freire. O gerente detalhou para os empresários o programa SebraeTec, que financia consultorias tecnológicas, ressaltou a necessidade de as empresas focarem em inovação com base em boas práticas de gestão, para que os empreendimentos se desenvolvam. “Queremos mostrar que inovação não precisa necessariamente ser algo caro. Existem soluções baratas que dão ótimos retornos”, argumentou, referindo-se a exemplos de soluções inovadoras bem sucedidas de várias regiões do Brasil.

Após palestra, empreendedores puderam conhecer as diversas soluções oferecidas pelos agentes financeiros. Um debate foi realizado e, ao fim do seminário, os participantes puderam ouvir a experiência inovadora do empresário Rossini Arruda, do ramo de Informática. Após precisar mudar o ponto de sua loja num Shopping, o empresário adotou solução inovadora na logística de sua loja, que passou a vender pela internet e manteve a mesma rentabilidade de antes.


Fonte: Agência Sebrae de Notícias