Formação para novos ministros na Diocese de Montenegro



Uma vez por ano, sempre no mês de agosto, a Diocese de Montenegro promove um encontro de formação para Novos Ministros Extraordinários da Comunhão. No último sábado, dia 16 de agosto, mais de 70 pessoas vindas das mais diversas paróquias de nossa Diocese participaram do encontro realizado na Cúria Diocesana.



Na ocasião, o Pe. Alexandre de Oliveira, coordenador dos Ministérios, falou sobre a espiritualidade do ministro, lembrando sobre a importância da oração, do convívio em comunidade, da questão do ministro ser um cidadão de bem, mostrando bons exemplos e participando de movimentos da Igreja sempre que possível.



O encontro também contou com o testemunho de Bruno Barth, que integra a coordenação dos Ministérios junto com o Pe. Alexandre. Bruno, que é policial aposentado, falou sobre sua delicada situação enquanto um ministro da comunhão que é policial. Segundo ele, “o policial é visto na sociedade como alguém corrupto, desonesto. Então, parece anormal e contraditório um ministro policial”, explicou, ao relatar situações pelas quais passou como ministro.



A novidade deste último encontro foi a forte presença de jovens, o que para Bruno é muito bom. “Esse foi o encontro de formação que tinha mais jovens. Dom Paulo pediu para os jovens também começarem a participar como ministros, o que não acontecia normalmente, pois havia a imagem de que ministro é sempre uma pessoa de idade”, destacou.



A formação de novos ministros inicia sempre em âmbito paroquial. Depois, ocorre o encontro de formação a nível diocesano. A partir de agora, cada pároco agenda com o Bispo Dom Paulo De Conto a data para a entrega dos mandatos em cada paróquia.

Por Graziela Wolfart, assessora de Comunicação da Diocese de Montenegro