Diocese de Montenegro - 5 mil pessoas celebram com Alegria as vocações sacerdotais


O clima era de festa, de celebração, de louvor a Deus. Tudo muito digno da Diocese da Alegria, como é conhecida a Diocese de Montenegro. O domingo de 3 de agosto de 2014 ficará na história do povo desta Igreja Particular, que vivenciou sua Romaria Vocacional com a ordenação diaconal de cinco seminaristas: Adilson Schlindwein, Diego Knecht, Elias Geraldo Rech, Gabriel Zucki Bagatini e Isaías Antônio Colling. O cenário foi o Parque Municipal de São Sebastião do Caí, que recebeu aproximadamente 5 mil pessoas vindas das mais diversas cidades e localidades.

A cerimônia teve início pontualmente às 15h, com a missa presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Paulo De Conto, e concelebrada por cerca de 40 padres da Diocese de Montenegro e de (arqui) dioceses vizinhas. O povo compareceu em massa, orgulhoso por oferecer a Deus cinco jovens que se colocam a serviço do Reino como sacerdotes.

Em sua homilia, Dom Paulo convidou a todos que se sentissem em um cenáculo, “com Jesus no meio de nós, nos acolhendo”. Lembrou que somos a Diocese da Alegria, que estamos no Ano Vocacional, no mês vocacional, vivenciamos a semana vocacional em preparação à Romaria Vocacional, realizada não por acaso exatamente no Dia do Padre. Em seguida, falou sobre as atribuições de um diácono, dizendo que ele deve fortalecer a fé dos irmãos. E sentenciou: “todo cristão carrega no coração a alma diaconal, por meio do serviço da caridade”. E aqui, Dom Paulo frisou a importância de estar com Cristo e recomeçar com ele. “Precisamos imitar o Senhor e sair de nós mesmos para estar com os outros. O coração deixa de bater se não estivermos unidos a Jesus”, continuou. “Essa é a missão: partir e repartir vossa vida”. O Bispo da Diocese de Montenegro finalizou: “O povo tem fome de amor, de perdão, de compaixão. Diáconos, saciem essa fome colocando em prática a caridade. Façam como Jesus: deem a vida para que outros tenham vida”.

Durante o rito da ordenação, o povo aplaudia efusivamente, banhados pela alegria e pela bênção de receber cinco novos diáconos que, até o final do ano, serão padres em nossas comunidades. Foi realmente um dia de render graças a Deus. E foi justamente a palavra gratidão que foi mais pronunciada no discurso dos neodiáconos. 

Ao final da celebração, comemorando o Dia do Padre, todos entoaram juntos o Hino Vocacional Vem e "Segue-Me".

Por Graziela Wolfart, assessora de Comunicação da Diocese de Montenegro