Curso Nacional de Formação de Instrutores, do Programa Educacional de Resistência às Drogas – PROERD em Montenegro


O prefeito Paulo Azeredo, acompanhado do vice, Luiz Aldana, esteve na solenidade de entrega dos certificados aos 23 novos policiais militares que participaram da 1ª edição do Curso Nacional de Formação de Instrutores, do Programa Educacional de Resistência às Drogas – PROERD -, promovido pela Escola de Formação e Especialização de Soldados – EsFES –, do 5º Batalhão de Policía Militar de Montenegro - 5º BPM.

Ao se referir à participação do Executivo, o prefeito disse que a droga não atinge só as crianças, mas todos os níveis da sociedade e que o COMAD (Conselho Municipal Anti-Drogas), está vinculado à Secretaria Municipal da Saúde. “E ontem (14/8), deu entrada na Câmara de Vereadores o PROMAD (Programa Municipal Antidrogas), para análise e aprovação do projeto pelos vereadores”, lembrou o prefeito. Paulo Azeredo salientou a importância da solenidade e lembrou que a secretária Municipal da Saúde, Eloci Garcia da Rosa, esteve à frente da criação dos Alcoólicos Anônimos – AA – de Montenegro, e que ela também encaminhava e orientava as pessoas envolvidas com o uso de drogas.

O soldado Daniel dos Santos, orador da turma, destacou a batalha do bem que representa o Programa: “o PROERD muda vidas, transforma pensamentos”. Santos disse ainda: “estou retribuindo para sociedade o que um dia um soldado fez por mim”, referindo-se a um colega que lhe falou sobre o Programa Educacional. 
“Os policiais que estão aqui fazem parte de oito comandos regionais, aprendendo o conceito da prevenção, que é mais difícil de ser feita do que a repressão, porque sustentar a farda num mundo com tantas deficiências só nos sabemos o que significa”, falou o Capitão Fabiano Henrique Dorneles. Segundo o capitão, dos 36 soldados inscritos, 23 concluíram o curso de formação de instrutores, “para ver como é feita a seleção por eles mesmos”, finalizou.

O Coronel Leodimar Aldo Mantovani, comandante do Comando Regional de Policiamento Ostensivo – CRPO -, disse aos formandos que “é preciso dar os parabéns, e que vocês agreguem junto aqueles que já vêm trabalhando no PROED, há anos”. Ao destacar a abrangência do Programa junto aos jovens, Mantovani falou que participou recentemente de uma solenidade em Porto Alegre, onde foi revelado que 1milhão de crianças já foram atingidas pelo programa no RS”.

No encerramento da solenidade, acompanhados pela Banda da Brigada Militar, os 23 formandos entoaram a Canção do PROERD, que é de autoria do sargento Coutinho (RJ). Além de autoridades militares e familiares dos novos instrutores da BM, também estavam presentes o vereador Gustavo Zanata, representando a Câmara de Vereadores, e a imprensa local.

PROERD – é uma iniciativa de prevenção às drogas através da educação em que os policiais militares recebem treinamento e se qualificam para atuar voluntariamente junto às escolas de ensino fundamental, promovendo palestras, orientações, medidas preventivas no intuito de elevar a auto-estima e a consciência da cidadania. Entre as premissas dos instrutores está a redução do uso de drogas e da violência, gerados pelo tráfico. Este Programa é realizado em mais de 50 países, incluindo o Brasil. A Administração Municipal, ciente de sua responsabilidade social, vem fazendo a sua parte através dos atendimentos na Secretaria da Saúde, apoiando e divulgando as ações de prevenção e de combate às drogas.