AES Sul na Comunidade de Montenegro



Estudantes de Montenegro aprendem brincando a preservar o meio ambiente com projeto da AES Sul

Mais de 2 mil alunos e 123 educadores das escolas públicas do município interagiram nos experimentos científicos e assistiram às esquetes teatrais do projeto AES Sul na Comunidade – Educar para Transformar, no Ginásio do Parque Centenário, nesta semana

É no poder transformador da educação que a AES Sul aposta. E são as novas gerações que carregam consigo a oportunidade de preparar, de forma consciente, equilibrada e sustentável o seu futuro. O projeto AES Sul na Comunidade – Educar para Transformar chegou a Montenegro nesta semana a fim de provocar, nos estudantes, um novo olhar sobre o meio ambiente e despertar a consciência ambiental na idade em que aprender brincando é fundamental. Desta forma, a iniciativa leva a estudantes e professores das comunidades gaúchas da área de concessão da empresa uma proposta educativa para a sustentabilidade, com ações lúdicas interativas que focam nos temas energia, água, resíduos e mobilidade urbana, em especial no uso adequado e seguro da energia elétrica.

No Ginásio do Parque Centenário, mais de 2 mil estudantes das escolas públicas estaduais e municipais de Montenegro vivenciaram as ações da proposta educativa, durante esta quarta-feira (20), quinta-feira (21) e sexta-feira (22). Mediados pela brincadeira educativa do AES Sul na Comunidade, aprenderam sobre o consumo diário de energia em uma casa; a segurança e os processos de geração de energia; a coleta e o destino correto do lixo; o tempo de decomposição dos produtos; a quantidade necessária de água para produção de objetos; as principais diferenças entre os meios de transporte e suas emissões de CO2, entre outros assuntos relacionados ao meio ambiente.

Somados aos conhecimentos adquiridos com a vivência no Projeto, mestres e estudantes levaram para as suas casas revistas pedagógicas com atividades e brincadeiras que ampliam os olhares sobre as “coisas” do mundo. Além dos mais de 2 mil alunos, também interagiram pelos territórios do projeto 123 docentes responsáveis pelas turmas. O AES Sul na Comunidade – Educar para Transformar conta com a parceria da Prefeitura Municipal e das Coordenadorias Regionais de Educação, na realização das ações, quanto ao incentivo para a participação dos professores e alunos. A Coordenadora de Projetos da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Simone Schardong, uniu-se ao público para prestigiar as ações. 

Pertencente ao Programa de Eficiência Energética da AES Sul e alinhado à sua Plataforma de Sustentabilidade, o projeto é inteiramente gratuito e destinado à rede escolar dos municípios e às comunidades atendidas pela empresa. Em seu segundo ciclo irá percorrer 70 municípios gaúchos, realizando 332 ações. A primeira etapa do AES Sul na Comunidade – Educar para Transformar foi construída por mais de 117 mil pessoas que participaram das ações realizadas em 39 cidades no ano de 2012