1ª Biofábrica no RS em Montenegro



Inaugurada na manhã dessa quarta-feira, 13 de agosto a primeira Biofábrica no RS para a produção de vespas Trichogramma spp. O objetivo é o controle biológico das lavouras de milho, soja e feijão.



A tecnologia será desenvolvida e aplicada no RS numa parceria entre Emater/RS-Ascar e Embrapa Milho e Sorgo de Sete Lagoas em Minas Gerais.

Participam da solenidade o prefeito, Paulo Azevedo, presidente da Emater/RS, Lino De David, acompanhado dos diretores e gerentes, os secretários estaduais de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo e de Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Elton Scapini e Cláudio Fiorezze, o presidente da Ceasa, representantes do BRDE e da Embrapa Clima Temperado (Pelotas), Movimento dos Pequenos Agricultores/Via Campesina, Ocergs, cooperativas e Irga.

Também participou o chefe-geral da Embrapa Milho e Sorgo, parceira da Emater/RS-Ascar no desenvolvimento dessa tecnologia, Antônio Álvaro Purcino, e o pesquisador responsável pela Biofábrica, Ivan Cruz.

Na ocasião o prefeito entregou a licença ambiental para colocar a Biofábrica em funcionamento.


Biofábrica em Montenegro

A Biofábrica que está sendo inaugurada hoje, 13/8, no Centro de Treinamento de Agricultores da Emater/RS-Ascar (CETAM), em Montenegro, vai produzir vespas Trichogramma spp, para controle biológico de lagartas em lavouras de milho podendo ser usada no controle de lagartas da soja, pastagens e hortaliças, como tomate e pimentão. A produção local de vespas também vai agilizar a logística e a distribuição nas lavouras do RS porque até então eram trazidas de São Paulo e Minas Gerais. O trabalho é uma parceria EMATER / Sec. Desenvolvimento Rural / EMBRAPA.