Sonora Brasil Sesc Montenegro na Sociedade Floresta




Sonora Brasil Sesc leva a Montenegro o Grupo Alabê Oni

Apresentação, que tem entrada franca, ocorre no dia 27 de julho, na Sociedade Floresta Montenegrina

O público de Montenegro poderá assistir, através do projeto Sonora Brasil Sesc, à apresentação do Grupo Alabê Oni. A atração será no dia 27 de julho, a partir das 16h, na Sociedade Floresta Montenegrina (Rua Flores da Cunha, 287 - Bairro Rui Barbosa). A entrada é franca. Montenegro é a primeira cidade gaúcha a receber o Grupo, que circula nacionalmente dentro da temática “Tambores e Batuques”. Em abril, a cidade teve uma atividade formativa como preparação para o espetáculo.


Formado por Richard Serraria, Kako Xavier, Pingo Borel e Mimmo Ferreira, o Alabê Oni é um grupo percussiva, de raiz africana no sangue, na cultura e na espiritualidade, que se reuniu pra agregar as manifestações dos tambores que tocam historicamente no Rio Grande do Sul. Para formação do Alabê Oni, os quatro músicos, em conjunto com a curadoria nacional do Sonora Brasil, dedicaram-se à recuperação da história do tambor de sopapo: o Grande Tambor.

O repertório é composto por maçambiques, quicumbis, alujás e candombes, manifestações da cultura negra gaúcha ligadas à tradição religiosa e profana. A partir deste trabalho, os gaúchos lançaram um DVD, assim como um diário de bordo sobre suas percepções da cultura brasileira nestas andanças pelo Brasil.
Em 2013, o Alabê Oni passou pelos estados do Pará, Amapá, Amazonas, Acre, Tocantins, Piauí, Maranhão, Ceará, Bahia, Alagoas, Sergipe, Mato Grosso, Goiás, Roraima, Rondônia, Pernambuco, Paraíba, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Norte. Já as regiões Sul e Sudeste podem conferir o trabalho dos músicos gaúchos em 2014.

Para apresentação na cidade, o Sistema Fecomércio-RS/ Sesc conta com apoio da Sociedade Floresta Montenegrina. Mais informações podem ser obtidas no Sesc Montenegro (Rua Capitão Porfírio, 2205) pelo telefone (51) 3649-3429.
Sobre o Sonora Brasil: O Sonora Brasil Sesc 2013/ 2014 divide-se nas temáticas “Tambores e Batuques” e “Edino Krieger e as Bienais de Música Brasileira Contemporânea”. A cada nova edição, o Sonora Brasil consolida-se como o maior projeto de circulação musical do país.

A ação possibilita às populações o contato com a diversidade da música brasileira e contribui para o conjunto de ações desenvolvidas pelo Sesc, visando à formação de plateia. Mais informações sobre a iniciativa podem ser obtidas no site http://www.sesc.com.br/sonorabrasil.

Crédito: Monica Hass