Diocese de Montenegro - Autoestima foi tema da Pastoral da Saúde


Para o sucesso do cuidado aos doentes, também é preciso cuidar de quem cuida. Este é o objetivo dos três encontros de formação anuais promovidos pela Pastoral da Saúde da Diocese de Montenegro e oferecidos aos agentes da Pastoral de todas as paróquias. No último sábado, dia 12 de julho, aconteceu na Cúria Diocesana o segundo encontro de 2014, que teve como tema “Auto-ajuda. Cuidando de quem cuida”. 

Conforme explica a coordenadora diocesana da Pastoral da Saúde, Maria Liane Dulius Friedrich, o segundo encontro de formação anual é sempre realizado próximo ao dia de São Camilo, também dia do enfermo, do hospital e dia estadual do agente da Pastoral da Saúde. “Procuramos trazer o tema da autoestima, tentando proporcionar mais alegria, disposição e otimismo para o agente em sua missão de servir”. 

Participaram do encontro cerca de 70 pessoas, representando 13 paróquias da Diocese de Montenegro. A abertura foi feita peloPe. José Inácio Steffen, que ofereceu importantes palavras de estímulo, segundo Liane.

A palestrante foi a terapeuta e enfermeira Delésia Gabe, de Lajeado, que dividiu a turma em cinco grupos, intitulados “Sabedoria”, “Concentração”, “Amor, caridade e perdão”, “Coragem e segurança” e “Persistência e perseverança”. “Me senti feliz pela presença de tantas pessoas e pelo empenho do grupo da Cúria, que sempre nos auxilia. Olhamos no rosto de cada um e vimos a alegria pela experiência compartilhada”, avalia Liane.

Por Graziela Wolfart, assessora de Comunicação da Diocese de Montenegro.