Projeto Brincando e Aprendendo a Ser Cidadão em Montenegro


 A EMEI Dr. José Flores Cruz, localizada no Bairro Aeroclube, desenvolveu o Projeto Brincando e Aprendendo a Ser Cidadão, nos meses de abril a junho, dentro das ações do Programa de Educação Fiscal do município. 

Com diversas atividades pedagógicas baseadas em três eixos (reconhecimento da importância da Educação Fiscal, desenvolvimento do hábito de pedir a nota fiscal nas compras e direitos e deveres do consumidor e do fornecedor) busca-se, com a participação ativa das crianças, a formação de consciência cidadã sobre a arrecadação dos tributos e seu emprego em saúde, educação, segurança e outras demandas sociais. 

O projeto teve coordenação das professoras Ana Paula Machado, Elisabeth Appel, Fátima da Silveira, Fernanda Barreto e Leonilza Bulgarelli. Um dos pontos altos da iniciativa foi a parceria com o Supermercado Compre Bem, onde as crianças simularam a compra e pagamento de produtos conhecendo o valor do dinheiro e da nota fiscal. 

Sob a direção da professora Rosângela da Silva foi criada e apresentada pelos alunos do Jardim a esquete teatral Direitos e Deveres do Cidadão, enfatizando o dever dos cidadãos em pagar impostos e o direito em ser atendido com serviços públicos de qualidade. 

De acordo com a Diretora, Daiane de Jesus Duarte, a Educação Fiscal, como tema transversal na proposta pedagógica da escola, deve desde cedo incentivar as crianças sobre a importância do tributo e sua destinação à manutenção de serviços públicos, inclusive a escola. Concurso de escolha do mascote Nota Fiscal da escola.