GNVERDE COMBUSTÍVEL CAMPEÃO - COPA DO MUNDO 2014

                                        



Um projeto inovador fará o Rio Grande do Sul se diferenciar dos demais Estados sede da Copa do Mundo no quesito sustentabilidade. Os resíduos gerados em dois espaços que funcionarão durante o evento –Acampamento Farroupilha e Fifa Fan Fest – serão transformados em combustível que irá abastecer o próprio caminhão que fará a coleta nos dias do Mundial. 

O chamado GNVerde, marca exclusiva da Companhia de Gás do Estado (Sulgás), é um gás gerado a partir da decomposição de resíduos orgânicos que possui características químicas semelhantes ao gás natural, podendo ser utilizado para abastecer veículos.

“Podemos dizer que este projeto é o ápice da sustentabilidade, pois apresenta um ciclo fechado renovável, com um veículo que é movido pela energia gerada pelo próprio resíduo que foi transportado por ele”, afirma o diretor presidente da Sulgás, Roberto Tejadas.

A ação foi idealizada pela Sulgás em parceria com o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), Câmara Temática de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Comitê Gestor da Copa RS, Secretaria Estadual do Esporte e do Lazer, Iveco-Bivel, Realeza Furgões e Consórcio Verde-Brasil, formado pelas empresas Ecocitrus e Naturovos.

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES-RS) também estará prestando apoio com o fornecimento das lixeiras e disponibilizando equipes para orientarem os participantes do Acampamento Farroupilha sobre a correta segregação do material orgânico. Na Fifa Fan Fest, o projeto foi integrado ao programa "Resíduo Zero", do DMLU, que faz parte do Plano de Ação para Limpeza Urbana na Copa do Mundo 2014.

O projeto

Os resíduos orgânicos produzidos no Acampamento Farroupilha e na Fifa Fan Fest durante a Copa do Mundo serão coletados pelo DMLU e separados para envio à planta de produção de GNVerde instalada no município de Montenegro (RS) e mantida pelo Consórcio Verde-Brasil. 

O caminhão, fabricado pela empresa Iveco, possui tecnologia e motor especial movido a GNV, desenvolvido pela FPT Industrial, e será abastecido pelo próprio gás gerado na transformação dos resíduos orgânicos produzidos durante a Copa.