Fórmula para o sucesso de um negócio


Sempre que você optar por fazer algo novo vai ter de passar por uma fase onde sonos serão perdidos, ansiedades deverão ser controladas, e tudo isso vai continuar até que um dia, antes apenas imaginado, passa a ser articulado e executado.

Por mais matemática que se faça em relação à fórmula para o sucesso de um negócio, esse vai depender do que tenho, do com quem posso contar caso não tenha, e do quanto vou me dedicar para poder eliminar os excessos (controles e gestão dos negócios).

No mais, o patrão (futuro ou em exercício) tem que ser o padrão começando pelo aprender a varrer o chão e nunca mais abandonar esse costume, pois é dele e da sua forma do como interagir que dependerá a consolidação das aceitações internas e externas.

Para entendermos o que constrói a palavra empreender diria que ela representa um conjunto de qualidades pessoais, vocacionais e conhecimento de fato. Nesse sentido devemos tirar o falar muito, o escrever e acrescentar uma boa dose de fazer muito pelo “querer e poder ser”.

Querer mais é algo comum a todos, pois o sonhar não estabelece limites, e nisso o comportamento humano com poucas exceções, sempre vai nos pedir pelas novas buscas num sentido de conquistar melhorias. O problema é que nada é simples e fácil, do tipo de um artigo que teoriza exemplos de histórias bem sucedidas, pois no fundo cases são de importância, mas devemos sempre ter a visão de que as pessoas se fazem evidentes quando atingem suas posições no topo das referencias daqueles que as visualizam por fora (mercado) e pela parte que faz girar a estrutura do negócio (colaboradores). 

A coisa é quase como construir um diploma de realizador a ser inserido no inconsciente do seu público e da equipe que está construindo.

Tanto se fala de empreendedorismo, de pessoas com desejos de abrirem suas atividades, das que tentam e se dão bem e tantas outras que se perdem no meio dos projetos. 

Mas, é preciso entender que o empreender não é um ato inicial do “querer ser”, mas uma conquista pelo “poder ser” diante dos desafios diários chamados de problemas, que exigem formas contínuas e diferenciadas pelas tomadas de decisões e negociações para que os ajustes sustentem a manutenção e equilíbrio das atividades.

No mundo empreendedor, o dia de hoje certamente não será o mesmo modelo de negócio, do produto e do serviço do amanhã, o que temos para o depois é a capacidade de se adequar as mudanças, pois elas não necessariamente são ditadas pelas nossas vontades, mas pelo que se modifica no mundo em relação aos hábitos e as formas do como continuar firme frente às propostas que vamos ter que criar para surpreender.

Nosso desafio enquanto empreendedores é uma combinação entre a vontade de comer com o saber o quanto custa o prato de feijão com arroz que nos alimenta, somado com o entendimento do significado “continuar andando de fusca no dia em já poderia estar com uma Mercedes”.