Enchente do Rio Caí


Cheia do Rio Caí afeta mais de mil pessoas em São Sebastião
Prefeito da cidade confirmou que vai decretar situação de emergência


O nível do Rio Caí, em São Sebastião, chegou a 13,89 metros nesta segunda-feira e a enchente afeta ao menos 1.070 moradores da cidade, que estão desabrigados (sem moradia) ou desalojados (em casas de parentes e amigos). A área mais afetada é o bairro Navegantes, onde vivem as famílias ribeirinhas e só era possível transitar de canoa ou botes. 

O índice normal do Rio Caí é de 4 metros. “A previsão é de que o nível do rio estabilize quando chegar a 14 metros”, afirmou o responsável pela Defesa Civil do município Cléber Gonçalves Silva. Entretanto, bairros como Vila Rica e Quilombo também foram prejudicados. A água ainda invadiu o Centro e tomou as principais ruas. 

Ontem, uma gestante que estava em trabalho de parto foi retirada de casa às pressas e levada ao hospital de São Sebastião do Caí pelos bombeiros voluntários da cidade, que receberam reforço das corporações de Feliz e Picada Café. As famílias que precisaram sair de suas residências foram levadas ao Ginásio Centenário, onde ficarão abrigadas. Ao todo, 170 adultos e 80 crianças estão no pavilhão. “Estamos servindo todas as refeições e dando atendimento médico. Nós temos aqui desde recém-nascidos até idosos”, declarou a responsável pelo alojamento, Guaraemia de Mello. 

O prefeito de São Sebastião do Caí, Darci José Lauermann, confirmou que já concluiu a Notificação Preliminar de Desastre (Nopred) e vai decretar de situação de emergência até esta terça-feira, por conta dos estragos causados pela enchente. Porém, as aulas não precisaram ser suspensas. “Onde tem possibilidade de a máquina pública funcionar, nós vamos manter os serviços”, declarou. 

Fonte: