Silvana Schons - Alimentação saudável na Feira de Montenegro

Além de realizadora da Feira do Livro de Montenegro e Vale do Caí, a Prefeitura Municipal, através da Vigilância Sanitária promoveu a distribuição de material educativo sobre alimentação saudável. Também foi demonstrado aos estudantes e público em geral a importância do consumo consciente e a divulgação da campanha 'Vigisódio' , pela redução do consumo de sódio, o popular sal de cozinha. 


O trabalho foi desenvolvido e é coordenado pela servidora pública e nutricionista Silvana Schons. Com a colaboração da estagiária Micheli Dal Zotto, foram feitas intervenções com os estudantes, como brincadeiras e visualização de alimentos e material explicativo no estande da Prefeitura.

 O material impresso, como banners e folders, foi desenvolvido em parceria com a Momentive, através do programa Ecomeçar que a empresa desenvolve.


Algumas Informações sobe o consumo do sal:

- A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o consumo máximo diário de 5g de sal, ou seja, 2000mg de sódio. 

- O brasileiro consome, em média, mais de 12g de sal por dia. 

- O consumo excessivo de sal pode acarretar distúrbios circulatórios, agravando os problemas de hipertensão e o risco de causar infarto e derrame.

- Cerca de 30% dos brasileiros já sofrem de hipertensão. Para melhorar a sua qualidade de vida é importante usar o sal com moderação.

 Nutricionista Silvana Schons.