Revitalizaçao da Estação da Cultura de Montenegro



Representantes da Administração Municipal e empresa Brasken estiveram reunidos na Estação da Cultura para avaliar a possibilidade de parceria para revitalizar o tradicional espaço cultural de Montenegro. 

Denise Marques e Viviane Serena, do setor de Relações institucionais RS informaram que atualmente a empresa, que é ligada ao grupo Odebrecht, patrocina dois projetos culturais, “Fronteiras do Pensamento” e “Brasil em Cena” e poderá vir a investir em espaços culturais em Montenegro, desde que seja apresentado um projeto para justificar novos investimentos.

O prefeito Paulo Azeredo, em férias mas presente no encontro, lembrou da importância da identificação da empresa parceira, apoiadora, e investidora na revitalização de espaços públicos. Luiz Aldana, prefeito em exercício, salientou que não é apenas um prédio em si, e que as parcerias com as empresas privadas não descaracterizam o espaço público. O secretário Municipal de Educação e Cultura, João Moreira, confirmou que serão levantadas todas as informações e os dados solicitados; e citou algumas ações que já vem acontecendo no local, como lançamento de livros, apresentações de dança e música, e o tradicional Brique da Estação.

“Este espaço é privilegiado a todas as manifestações e movimentações culturais da cidade, por isto é importante trazermos as atividades culturais para a Estação”, disse Itacir Martins, diretor do DIPHAC.
A professora Rosani Nicole Brochier, representante do Movimento de Preservação do Patrimônio Histórico, lembrou da proximidade com os museus e sugeriu que a Estação da Cultura poderia ser aberta aos finais de semana, com um monitor orientando a visita guiada para atrair os montenegrinos e demais visitantes da região.

Ao final da reunião ficou decido que os dados sobre a Estação serão encaminhados à Brasken até o início de junho. As representantes da empresa se manifestaram favorável com a explanação feita e acreditam que Montenegro reúne as condições e pode se habilitar para pleitear a nova parceria, justificando os possíveis investimentos com aproveitamento da Lei de Incentivo à Cultura - LIC.

Também estiveram presentes, representantes da SMIC, Diretoria de Cultura, Produtora Cultural Efica, e Yolanda Hofstatter. O encontro aconteceu na tarde de quinta-feira, 22/5, na Estação da Cultura.