Projeto Turista Aprendiz abre oportunidade para jovens


Agência Brasil O projeto Turista Aprendiz abre inscrições até 30 de junho para as novas oficinas do segundo semestre programadas para a Biblioteca Parque Estadual, no centro do Rio, e o Complexo do Alemão. O objetivo é desenvolver habilidades de jovens para escrever textos literários e ampliar o repertório cultural.

O projeto atende a jovens de comunidades e está dentro de um programa, chamado Favela Criativa, que já ocorre em comunidades que contam com Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) no Rio. Além disso, leva esses jovens para conhecer outros lugares da cidade, do estado do Rio e do país. As oficinas terão duração de quatro meses e são direcionadas a jovens da rede pública de ensino.

Para a coordenadora do projeto, Maria Pereira, o projeto é importante para os jovens ampliar a realidade social e cultural deles. "O projeto faz com que os jovens conheçam outras realidades sociais. Ampliar o repertório cultural faz com que eles conheçam instituições culturais, além de conhecerem manifestações artísticas e manter contatos com pessoas diferentes, que pensam de uma forma diferente e que ajam diferente", explicou.

As oficinas de Manguinhos e da Rocinha já estão funcionando desde março, e no próximo semestre mais duas oficinas serão iniciadas. Uma no Complexo do Alemão e a outra no centro da cidade, com alunos do Morro da Providência. Os alunos pré-selecionados escreverão um texto e participarão de uma entrevista com coordenadores e professores da oficina. Serão escolhidos 25 alunos para cada turma que começarão o projeto em agosto e seguirão até o fim do ano no primeiro módulo, com aulas duas vezes por semana.

Os alunos selecionados participam de uma viagem pelo Brasil em janeiro de 2015 por dez dias. O projeto termina em abril do ano que vem e terá como produto final o lançamento de um livro com todos os textos escritos pelos jovens que foram contemplados com a viagem pelo Brasil. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.turistaaprendiz.com/inscricao/.

Agência Brasil