Programa de Esporte e Lazer da Cidade O Programa Esporte e Lazer de Montenegro


Site da Prefeitura disponibiliza link ao Programa de Esporte e Lazer da Cidade
O Programa Esporte e Lazer da Cidade (PELC), desenvolvido pela Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social (Snelis) – Ministério do Esporte, proporciona a prática de atividades físicas, culturais e de lazer para todas as faixas etárias e pessoas portadoras de deficiência, estimulando a convivência social, a formação de gestores e lideranças comunitárias. Também favorece a pesquisa e a socialização do conhecimento, contribuindo para que o esporte e lazer sejam tratados como políticas e direitos de todos. O PELC é uma das ações da Diretoria de Lazer e Inclusão da Secretaria do Esporte e do Lazer.

No convênio com o Estado do Rio Grande do Sul, através da SEL – Secretaria do Esporte e do Lazer, serão geridos 100 núcleos do PELC Núcleos Urbanos, em parceria com a FUNDERGS – Fundação de Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul, distribuídos nos sete polos de desenvolvimento do esporte gaúcho (com parcerias firmadas nas universidades):

Região 1 – UNISINOS; 
Região 2 – UNIPAMPA
Região 3 – URI
Região 4 – UPF
Região 5 – UCS
Região 6 – UNISC
Região 7 – UFPEL

Cada núcleo do PELC deverá atender 400 pessoas (beneficiários), totalizando o atendimento de 40 mil gaúchos através deste programa. Os beneficiários receberão camisetas do PELC para sua identificação, material esportivo, material permanente, e recursos para eventos (que deverão acontecer mensalmente nos núcleos).

O núcleo do PELC receberá 1 coordenador de núcleo (liderança comunitária com nível superior e experiência em organização/gestão de projetos) e 6 agentes sociais (lideres comunitários capazes de desenvolver oficinas esportivas, culturais e de lazer). Importante investir em iniciativas já existentes nas comunidades, buscando aprimorá-las através deste convenio.

Em sua totalidade o convênio contará com 1 coordenador geral, 1 coordenador pedagógico, 5 coordenadores setoriais, 1 interlocutor SICONV, 100 coordenadores de núcleo e 600 agentes sociais, tendo duração de 20 meses em efetivo exercício.

Modalidades esportivas:
Cada núcleo receberá material para desenvolver todas as modalidades esportivas, entretanto deverá indicar 3 modalidades preferenciais, e poderá escolher até 3 opções de oficinas alternativas (exemplos: artesanato, violão, grafite, capoeira, judô, taekwondo, skate, dança, etc.).