Plano de Turismo de Montenegro 2014-2017


O Plano Municipal de Turismo 2014-2017 de Montenegro - RS foi entregue no Gabinete do Povo no dia 22 de maio ao chefe de Gabinete, Márcio Menezes. O documento contém o Plano de Ações Turísticas e foi elaborado pelo Conselho Municipal de Turismo – COMTUR -, e entidades representativas do setor, com apoio técnico das conselheiras Daise Tanara de Souza, Thais Gaia Schüler, bacharéis em Turismo; e Andrisa Mariano, técnica e diretora de Turismo da Prefeitura de Montenegro. A comissão local se concentrou em propor ações de curto e médio prazo, com foco no posicionamento do estado do Rio Grande do Sul e Vale do Caí, nas necessidades regionais e municipais.


Foram definidos quatro eixos a serem trabalhados em Montenegro, sendo:

- Sistema de Gestão: Políticas Públicas de fortalecimento de estrutura de Atrativos Turísticos;

- estruturação de qualificação de equipamentos e serviços turísticos

- Qualificação da Estrutura de Apoio;

- Sistema de gestão municipal: políticas públicas de fortalecimento de atrativos turísticos, promoção e marketing:

O documento está sendo analisado pelo Chefe do Executivo para posteriormente ser feito projeto de lei que vai determinar as ações de Turismo de Montenegro para os próximos 3 anos. 
Para elaborar o Plano de turismo, a comissão analisou o cenário turístico, nacional, estadual, e regional do Vale do Caí. Foram considerados os dados e estudos de competitividade, elaborados sobre o turismo em Montenegro em parceria com a Fundação Getúlio Vargas e Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul.

Também foram avaliados pontos positivos e negativos considerando as seguintes dimensões:

- Atrativos turísticos: naturais, históricos culturais, científicos, manifestações populares e eventos;

- Equipamentos e serviços turísticos: hospedagem, alimentação, recepção turística, entretenimento, comércio local e artesanato;

- Infraestrutura de apoio: transporte, comunicação, segurança, saúde e infraestrutura básica;

- Gestão de Turismo Municipal: envolvimento comunitário e do poder público, organização dos segmentos, Conselho Municipal, mão-de-obra, legislação pertinente e projetos setoriais.

- Elaboração do Plano de Ação Sustentável;

- Apresentação do Plano e transformação em projeto de lei;

- Implementação e Monitoramento.