Reforma e preservação do Parque Centenário de Montenegro



O prefeito em exercício, Luiz Américo Alves Aldana, secretários e diretores de departamentos debateram na manhã desta segunda-feira, 19/5, melhorias no Parque Centenário. A reunião é preliminar e propõe reforma e preservação do local, incluindo as edificações, limpeza, restauração das praças esportivas, passeio próximo ao lago, pista de caminhada e recuperação das áreas do açude, entre outras ações. 

Também foi salientada a regularização fundiária do entorno. Magnus Engel, diretor de Fiscalização e Licenciamento Ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente – SMMA - sugeriu a retirada de alguns eucaliptos e o plantio de vegetação nativa com essência da flora brasileira. A Mestre em Resíduos, Elisa Schennell – SMMA -, propôs a identificação das árvores, visando a educação ambiental. Aldana, salientou a importância de um plano diretor, principalmente em relação à questão ambiental, incluindo a ocupação dos espaços. 

Foram listadas algumas ações, como: arrumar as canchas, as praças, troca de lâmpadas e plantio. “Vamos ampliar o que já está sendo feito”, disse o prefeito em exercício. Elisa Schenell, explicou que por ser uma área de preservação permanente, os assuntos relacionados ao parque devem ser autorizados pela SMMA. Nádia Fabre lembrou que foi cadastrado no Ministério do Esporte, proposta de reforma e modernização do ginásio Normélio Petry, o Azulão; e a reforma e modernização da pista de atletismo, ambas no parque Centenário. 

Luiz Aldana prevê o prazo de 180 dias pra elaboração de um projeto de revitalização do Centenário. Estiveram presentes na reunião: Márcio Menezes (chefe de Gabinete); Launir Fentzke (SMVSU), Estevão Carpes (SMMA); Júlio Hofmeister( SMF); Dorivaldo da Silva (SMGEP), Elisa Schenell (SMMA); Magnus Engel (SMMA); João Moreira (SMEC); Itacir Martins (DIPAHC), Nádia Fabre (SMGEP); Gilberto Metzen (SMEC); Taís de Vargas (SMMA).