Demandas de Montenegro na Secretaria Estadual de Meio Ambiente



O prefeito em exercício Luiz Americo Alves Aldana; juntamente com o secretário municipal do Meio Ambiente, Clóvis Domingues e o diretor de Fiscalização e Licenciamento Ambiental Magnus Engel foram recebidos na Secretaria Estadual do Meio Ambiente – SEMA -, em Porto Alegre, para tratar de assuntos pertinentes à recursos, limpeza e manutenção de áreas de preservação do município. 

Em reunião com Márcia Correa e Fabrício Dias, chefe de Gabinete da SEMA, foi solicitado a liberação de verbas a fundo perdido para recuperação de parte do talude do rio Caí, que já havia sido protocolada no Departamento Estadual de Áreas e Florestas Protegidas - DEFAP de Montenegro, em 19 08 2013. 

Foi questionada a morosidade do processo e conversado sobre a macrodrenagem do arroio São Miguel. Prefeito e secretário solicitaram urgência na avaliação para que não seja perdido o recurso e a análise técnica para anuência, por se tratar de Área de Preservação Permanente - APP. 

Durante o encontro, foi discutido a limpeza e o desassoreamento de arroios municipais, nas áreas urbanas e rural. Também foi relatado e encaminhado ofício ao secretário Estadual do Meio Ambiente, Néio Lúcio Pereira, relatando a importância da agencia do DEFAP em Montenegro. ”Esta agência atende 18 municípios da região e vamos desmistificar a possibilidade de ser fechada”, disse Magnus Engel. 

O prefeito Luiz Americo Alves Aldana disse que as cidades da região não podem ficar desprovidas do DEFAP porque inviabilizaria a manutenção de ações de preservação ambiental assim como a instalação de indústrias em Montenegro e no Vale do Caí. Também foi relatado pelo Fabrício da Secretaria Estadual, que em breve virão dois agentes administrativos a Montenegro para organizarem os processos e encaminhá-los para posterior força tarefa em Porto Alegre.