Bispo da Diocese de Montenegro, Dom Paulo De Conto avalia 52ª Assembleia Geral da CNBB


Após dez dias intensos de estudos e reflexões, encerrou na última sexta-feira, dia 9 de maio, a 52ª Assembleia Geral da CNBB, que reuniu mais de 350 bispos dos 18 regionais, no período de 30 de abril a 9 de maio, no Centro de Eventos Padre Vítor Coelho, em Aparecida (SP). Segundo o Bispo da Diocese de Montenegro, Dom Paulo De Conto, o encontro foi muito bom, tranquilo e muito vivencial. “Tivemos ricos momentos de espiritualidade, de troca de experiências, confidências e apoio de um bispo para outro. Conseguimos nos sentir irmãos no colégio episcopal”, destaca.

Dom Paulo lembra que o Brasil é o episcopado mais numeroso do mundo e tem atualmente 461 bispos, dentre os quais 160 são eméritos.

Com programação diária que incluiu celebração de missas, reuniões e retiro de oração, o episcopado brasileiro dedicou-se ao estudo da temática central “Comunidade de comunidades: uma nova paróquia”, além de temas prioritários sobre a questão agrária, laicato e liturgia. Outros assuntos também estiveram em pauta como evangelização da juventude, povos indígenas, eleições 2014, Copa do Mundo, entre outros.

Também foi debatida a questão da formação sacerdotal, do ano da paz, do ecumenismo, da fome no mundo – dando atenção especial para o Haiti e lembrando que a fome será o tema da Campanha da Fraternidade 2015 – e da família, considerando a realização do sínodo dos bispos que se realizará em Roma ainda este ano.

Para Dom Paulo, o grande momento da assembleia foi o retiro espiritual, que contou com a orientação de Bruno Forte, abordando o tema da fé em quatro personagens: Abraão, Maria, São Pedro e São Paulo.