Abertura da Safra de Citros 2014 em Montenegro.





A propriedade da família Ulrich recebeu na tarde desta quarta-feira, 21 de maio, produtores rurais, citricultores, autoridades locais, regionais e estaduais, na abertura oficial da safra de Citros 2014. O evento que marca 
Jenquiel Ulrich, da família anfitriã, falou da satisfação de receber a todos na tradicional abertura e apresentou num telão, imagens do início dos trabalhos da família frente à citricultura. Lembrou dos avós. “Eles foram a base do início do nosso trabalho, é importante voltar ao passado e saber de onde a gente vem”, disse. Salientou que além da citricultura, os três irmão tem uma banda de música, mostrando o lado artístico e que está no 4º semestre do curso técnico de Química, que auxilia-o nas atividades da agricultura e citricultura.

O representante da Câmara Setorial da Citricultura do Vale do Caí, Sandro da Mota, valorizou a presença da família trabalhando conjuntamente com os jovens. O secretário Municipal de Desenvolvimento Rural, Edson Padilha, e destacou que a citricultura é a atividade primária mais relevante regionalmente. Padilha agradeceu e nominou os parceiros que ajudaram a realizar o evento, como o Grupo Organizado do lar, GOL, e a Comunidade Evangélica de Campo do Meio. O secretário ainda fez um breve relato sobre as atividades da pasta, como transporte de saibro, cinzas, deslocamento de pomares cítricos, acessos às propriedades, inseminação artificial para melhorar o rebanho, auxílio à Casa do Produtor Rural e ainda o serviço de cadastramentos do Incra. “Agricultura familiar com a citricultura deu certo”, disse Padilha.

O presidente da EMATER, Lino de David, também ressaltou a agricultura familiar na produção de alimentos, que permite que garante o trabalho e a fixação do homem no campo. “Encontramos aqui uma cadeia estruturada que tem por traz outras entidades que oferece apoio técnico, estruturação, dentro de uma política pública que favorece a compra de máquinas”, falou David. Disse ainda que os produtores devem investir em tecnologia e qualidade. 
Áurio Mesquita, secretário-adjunto estadual da Agricultura e da Pesca, colocou a pasta à disposição do diálogo com produtores, para desenvolver políticas públicas para o aumento da produção. Ele reconheceu e destacou Montenegro como grande produtor de citros. “A Secretaria da Agricultura dispõe de R$ 2,5 milhões para defesa sanitária, através do Ministério da Agricultura para eliminar o cancro cítrico e a pinta preta, através da sanidade vegetal”, disse Mesquita.

O prefeito Paulo Azeredo, ainda em férias, esteve na Abertura da Safra e ratificou apoio aos citricultores com as medidas que vem sendo promovidas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural. “A abertura da Safra dos Citros foi consagrada pelo governo do Estado como evento estadual, somos o berço da bergamota montenegrina e queremos ter um certificado da patente do registro, um trabalho que prospectamos”, disse o prefeito. Também comentou sobre a possibilidade de comprar um caminhão como ação do município para auxiliar os produtores e facilitar o transporte.



Mesmo em férias, prefeito Paulo Azeredo comparece à Abertura Oficial da Safra dos Citros

Nesta quarta-feira, 21/5, na propriedade da família de Clóvis Roberto Ulrich, em Lajeadinho, aconteceu a 15ª Abertura Oficial da Safra dos Citros 2014. Mesmo estando em período de férias, o prefeito Paulo Azeredo fez questão de estar presente na Abertura da Safra de Citros. “Quero parabenizar e agradecer o esforço e o trabalho de cada produtor rural, especialmente os citricultores, pela expectativa de mais uma grande colheita em Montenegro e no Vale do Caí”, pronunciou.

Além de saudar a todos, Paulo Azeredo agradeceu também a recepção e a acolhida da família Ulrich, do sr. Clóvis Roberto Ulrich, esposa Gerti e de seus filhos, Ismael, Jenquiel e Ezequiel, por possibilitar o encontro na propriedade da família que proporcionou 15ª Abertura Oficial da Safra de Citros, e também ao Grupo Organizado do Lar que preparou a degustação com citros, numa grande mesa montada durante o evento e servida aos convidados. 
Disse ainda que deve-se pensar na criação de um seguro da citricultura, para indenizar o produtor rural no caso de perda da safra, como a geada sobre o estado em 2012, que causou prejuízo aos citricultores.