Residência para empreendedores é projeto da Câmara Municipal

Lisboa vai ter uma residência  para empreendedores. O projeto é da Câmara Municipal de Lisboa (CML) para dar resposta ao crescente número de empresas que integram a Rede de Incubadoras de Lisboa. A intenção foi anunciada ontem por Graça Fonseca, vereadora da Economia e Inovação da CML. 

O número expressivo de incubados na Rede de Incubadoras de Lisboa e a crescente necessidade de ser criado um espaço onde os empreendedores possam viver ou permanecer em Lisboa por baixos custos foi o que levou a autarquia a lançar o projeto, justifica Graça Fonseca, em declarações ao Canal Superior. 

Anteriormente ocupada por estudantes universitários, a residência vai ser remodelada para que possa oferecer 14 quartos distribuídos por dois pisos. O empreendimento vai estar em plena baixa lisboeta, mais precisamente na Rua do Comércio. 

Não só empreendedores vão poder recorrer ao espaço, mas também parceiros, conferencistas e mentores com ligação à Rede de Incubadoras de Lisboa. 

Mais que um alojamento com «serviços incluídos, como água, eletricidade, internet», Graça Fonseca considera que a residência vai «permitir a proximidade e interligação entre os empreendedores, favorecendo o estabelecimento de sinergias e o surgimento de novos negócios». 

O projeto vai ser financiado com receitas provenientes dos serviços de alojamento prestados e gerido pela Associação para a Inovação e Empreendedorismo de Lisboa (AIEL) - Start UP Lisboa

A proposta de cedência do edifício na Rua do Comércio à AIEL vai ser discutida amanhã, na Câmara Municipal de Lisboa. «O edifício vai sofrer obras de recuperação, prevendo-se estarem concluídas em breve», perspetiva a vereadora da Economia e Inovação, Graça Fonseca.

Para já, a capital alberga dois polos de start ups na Rua da Prata e na Rua Castilho, e a criação de um terceiro está prevista para este verão.