Propostas da Amepe Associação Montenegrina de Pequenos Empreendedores


Em reunião dia 31 de março, com as lideranças empresariais de Montenegro a Associação Comercial de Pequenos Empreendedores, Amepe - Associação Montenegrina de Pequenos Empresas, divulgou a lista de sugestões ao poder público municipal para incentivar os pequenos empreendedores da cidade, porque são mais de 4.500 pequenos empreendedores que geram mais de 15.000 empregos no município.  


A lista que será encaminhada ao Prefeito Paulo Azeredo e ao Secretário de Industria e Comércio Kadu Muller é a seguinte:

ENVOLVIMENTO DE LIDERANÇAS COMUNITÁRIAS: Para incentivar e envolver a comunidade. Treinamentos profissionais para possibilitar o desenvolvimento das lideranças, a integração entre elas e a eficácia de suas ações.



ENVOLVIMENTO DE EMPREENDEDORISMO E GESTÃO: Treinamento  aos empreendedores  dando oportunidade de vivenciarem os desafios básicos da tomada de decisão no dia-a-dia da gestão de um pequeno negócio.

VISITAS TÉCNICAS: Visitas fornecendo o suporte e apoio necessário ao desenvolvimento e acompanhamento das ações referentes à constituição dos empreendimentos.

ELABORAÇÃO DE PLANOS DE NEGÓCIOS: Fazer uma análise prévia da viabilidade econômica do empreendimento e sugerir alterações.

QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL: Identificar a necessidade de cursos de capacitação profissional, buscando com os parceiros a sua criação ou a oferta à  comunidade.

ASSESSORIA TÉCNICA: Aproximar parceiros e pequenos empreendedores para viabilização dos negócios, através de esclarecimentos quanto aos incentivos fiscais, marketing, aperfeiçoamento técnicos, estruturais ou financeiros.

APOIO AO ASSOCIATIVISMO: Discutir, organizar e viabilizar idéias de projetos coletivos, associativismo e cooperativismo dos pequenos empreendedores em Montenegro.

ORGANIZAÇÃO DE ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS (APL) E CADEIAS (CP) PRODUTIVAS LOCAIS: Organizar Arranjos Produtivos Locais – APLs e Cadeias Produtivas - CPs no município aproveitando as potencialidades locais e buscando ampliar a produção.

ORIENTAÇÃO AO CRÉDITO: Através dos parceiros financeiros, fornecer orientação ao crédito e acompanhamento do pequeno empreendedor no processo de obtenção do crédito.

FEIRAS: Promover feiras e oportunidades de Comercialização dos produtos e serviços dos pequenos empreendedores.

ACOMPANHAMENTO EMPRESARIAL: Orientar o pequeno empreendedor na escolha da melhor oportunidade de negócio. Apoiar a abertura das empresas, acompanhando e assessorando de todos os empreendimentos  de Montenegro.