Diocesede de Montenegro - Três mestres na Diocese da Alegria



Três novos mestres na Diocese da Alegria

Historicamente, os sacerdotes sempre foram pessoas de referência em nossas comunidades, não apenas no âmbito religioso, mas no social e cultural também. Isso porque eles possuem o conhecimento pela formação acadêmica que, até pouco tempo atrás, não era tão acessível quanto é hoje. No entanto, para alguns padres, não basta a graduação em Filosofia e em Teologia. É preciso conhecer mais, aprender mais, para poder contribuir com o povo de Deus de forma ainda melhor. O objetivo é fazer com que a mensagem de Cristo seja entendida em nosso tempo, pelos fiéis contemporâneos, que tem sede de Deus e da fé embasada, não ingênua.

Pensando nisso, três padres da Diocese de Montenegro acabam de concluir o mestrado em Teologia na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. O curso tem dois anos de duração e culmina com a produção de uma dissertação sobre algum tema relevante na área teológica. O primeiro a defender sua pesquisa foi o Pe. Ludinei Marcos Vian, no dia 19 de março, às 14h30min, na PUCRS. A banca examinadora foi composta por dois professores do programa de pós-graduação em Teologia da PUCRS, dentre eles o professor orientador, Pe. Leomar Brustolin, e o Pe. Geraldo Hackmann. Também compôs a banca o Pe. Márcio Fernandes, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR. “A minha impressão sobre a banca foi muito positiva, de forma especial pela valorização que os professores deram ao tema e ao conteúdo. 
Claro que foi um momento de ansiedade e expectativa, mas muito enriquecedor”, recorda Pe. Ludinei.

O trabalho desenvolvido por ele responde à seguinte questão: por que o silêncio de Deus diante do sofrimento humano? Ou seja, o objeto de estudo foi a questão do sofrimento e do silêncio. Pe. Ludinei explica que a resposta foi buscada na teologia de Bruno Forte. E continua: “o texto se desenvolveu em três capítulos que falam do Silêncio, da Palavra e do Encontro. Os resultados obtidos foram:

 1) Silêncio de Deus não significa ausência Dele;

 2) O Silêncio é uma oportunidade para o exercício da liberdade humana; 

3) Na cruz a prova de que, por pior que seja o sofrimento humano, Deus estará sempre ao lado; 

4) Devemos perceber que o verdadeiro Deus é aquele que está ao lado do ser humano, principalmente daqueles que sofrem, dos mais excluídos e marginalizados”. 

O novo mestre em Teologia acrescenta que o que o levou a estudar o tema foi a vontade de auxiliar aqueles que sofrem e buscam em Deus uma resposta.

A pesquisa vai auxiliar no trabalho pastoral da Diocese, pois abre a possibilidade de capacitação de agentes de pastoral para trabalharem com as pessoas mais fragilizadas de nossas comunidades”, justifica.

Já no dia 24 de março de 2014 foi a vez do Pe. Luciano Royer defender sua dissertação para a banca, realizada igualmente na PUCRS, às 14h. O tema de sua pesquisa foram os ministérios não-ordenados, ou seja, o que envolve a atuação dos ministros leitores e acólitos da Palavra, da Comunhão e da Esperança. O professor orientador foi monsenhor Pe. Urbano Zilles e junto dele compuseram a banca o Pe. Geraldo Hackmann e o Prof. Dr. Sergio Strefling, da Universidade Federal de Pelotas. Pe. Luciano escolheu este tema em função de sua experiência de 9 anos na coordenação dos ministérios da Diocese (desde antes inclusive, na época do vicariato), quando percebeu a necessidade de formar mais leigos para esta função.

 Para isso, pesquisou sobre como se construiu o rosto da Igreja ministerial não ordenada desde o tempo de Jesus até nossos dias, passando pelos movimentos da ação católica, pelo pré-Concílio Vaticano II e por toda a transformação provocada pelo próprio Vaticano II por intermédio de seus documentos, principalmente a Lumen Gentium, que colocou a todos como responsáveis pela evangelização. “Meu objetivo foi estudar sobre os fiéis leigos no mundo, sua missão e perspectivas. Precisamos investir também nos leigos e não apenas nos padres. Afinal, a Igreja deve se renovar e a fé cristã deve ser vivida dentro e fora da Igreja”. Para Pe. Luciano, todo leigo deveria se dispor a algum ministério, no sentido de ser instrumento de evangelização.

Quem também obteve o título de mestre em Teologia foi o Pe. Ricardo Nienov, que defendeu sua dissertação no dia 27 de março de 2014, às 14h, na PUCRS. O tema abordado por ele em sua pesquisa foi “Onde está o Espírito do Senhor ali reina a liberdade: fundamentação pneumatológica e trinitária da liberdade em Jürgen Moltmann”. O professor orientador foi o Frei Luiz Carlos Susin. Também compuseram a banca o Pe. Erico Hammes (PUCRS) e o Prof. Valério Schaper (EST).

O bispo da Diocese de Montenegro, Dom Paulo De Conto, prestigiou pessoalmente as três defesas de dissertação na universidade, que foram muito bem avaliadas e aprovadas.