DESCARTE DE LÂMPADAS FLUORESCENTES EM MONTENEGRO



ACI MONTENEGRO reuniu-se com lojistas montenegrinos e a Secretaria de Meio Ambiente da cidade para discutir o destino correto das lâmpadas fluorescentes. Na ocasião, estiveram presentes as Diretorias de Comércio e Serviços, de Meio Ambiente e Infraestrutura da ACI, Diretoria do Sindilojas e representantes das empresas Eletromonte, Ferragem Klein e Mega Elétrica, onde foram debatidas soluções a curto e a longo prazo, como possíveis parcerias entre a Prefeitura, os lojistas e as empresas de recolhimento.

A discussão se torna importante devido ao grande prejuízo à saúde pública que as lâmpadas fluorescentes podem causar quando os produtos químicos que a compõem entram em contato com a pele. O vapor de mercúrio existente no interior das lâmpadas acaba sendo inalado em caso de quebras. Além disso, o mercúrio sendo um metal altamente tóxico pode se espalhar no ambiente quando a lâmpada se quebra, causando contaminação do solo e da água que consumimos.

Um dos principais objetivos e soluções discutidos na reunião é conscientizar a população para que guarde e descarte as lâmpadas quando houver uma ação de recolhimento na cidade, ou na loja em que adquiriu a lâmpada. A última ação promovida ocorreu no dia 27 de março na praça Rui Barbosa, e arrecadou cerca de 1.500 lâmpadas que foram recolhidas gratuitamente pela empresa Recilux.

Os lojistas presentes na ocasião relataram problemas com os consumidores que descartam o material em suas lojas, muitas vezes sem ter comprado no local. Com isso, o proprietário precisa arcar com os custos da coleta. A média de preço para recolher uma lampada é de R$ 0,80, e muitas empresas recolhem apenas com o mínimo de 500 lâmpadas, o que torna o custo muito alto.

O envolvimento da ACI e Sindilojas nesse processo se dá pela necessidade de orientar os lojistas quanto à Lei da Logística Reversa (Lei Federal 12.305/2010 – Art. 33) e evitar que os estabelecimentos que comercializam lâmpadas sejam notificados pelo município pelo não cumprimento da lei. As Entidades, juntamente com o município, estão estudando a melhor opção de empresa de recolhimento para fazer uma parceria com o município. Esse acordo viabilizaria de 3 a 4 ações de recolhimento no centro da cidade por ano.

A próxima ação deve acontecer durante a Semana do Meio Ambiente, promovida pela Prefeitura, que acontece entre a primeira e a segunda semana do mês de junho.