Tuberculose em Montenegro



A Secretaria Municipal da Saúde – SMS -, através da Estratégia de Saúde da Família - ESF 3 -, atende às terças e quintas-feiras, das 7h. e 30 min. às 12 horas. Não é preciso agendar previamente. 

Todo o paciente que tiver dúvida ou suspeita, deve se dirigir ao ESF3, à rua José Luiz nº 1050. 

O atendimento à população é feito pelo médico tisiologista, Luiz Afonso Konzen; pela enfermeira Cátia e a auxiliar de enfermagem Nelvi Domingues. E também por 24 Agentes Comunitários de Saúde, com capacitação pelas enfermeiras da SMS,

Em Montenegro há cerca de 40 casos novos por ano. Segundo informa a auxiliar de enfermagem da SMS, Nelvi, há 100% de cura. “Existe porcentagem de mudança de diagnóstico, em pacientes que vão a óbito por outras complicações, como soro-positivos”, explica a servidora.

Programa Municipal de Controle da Tuberculose de Montenegro é referência na região do Vale do Caí.

Em Montenegro, o paciente identificado como portador de tuberculose é cadastrado pela Secretaria Municipal da Saúde - SMS -, e é notificado. A partir deste momento passa a ser monitorado pela equipe do Programa Municipal de Controle da Tuberculose, e começa receber a medicação gratuita, durante 6 meses de tratamento. Também há o acompanhamento e triagem dos familiares do doente. Uma vez por mês, o paciente é avaliado clinicamente e traz uma mostra do catarro. O Laboratório da SMS analisa o material, e no final dos seis meses, passa por uma nova avaliação, radiológica e baciloscópica. Dependendo do resultado o paciente recebe alta do tratamento com remédios, mas segue o acompanhamento. 

Se o médico entender que a imagem radiológica ainda não é suficiente, pode optar por manter por mais 3 meses o tratamento, de acordo com o quadro clínico e os exames que o paciente apresenta. Portanto, o tratamento pode durar 6 ou 9 meses, dependendo da avaliação do médico. Com o tratamento adequado, cicatriza a lesão, mas a mancha no pulmão fica para o resto da vida. Por isto é importante que o paciente, mesmo depois de curado, sempre que for realizar uma consulta com um tisiologista, que comunique que já teve a doença, devido à mancha no pulmão, para que esta não seja confundida como uma doença recente.