Sebastião Salgado e os 80 anos da UFRGS

Sebastião Salgado

Na sexta-feira, 14/3, o fotógrafo Sebastião Salgado ministrou palestra no Salão de Atos da UFRGS em comemoração aos 80 anos da universidade. 

Internacionalmente conhecido como fotógrafo social, Salgado falou que conheceu a fotografia aos 20 anos quando usou a câmera Leica, que a sua esposa usava para fotografias de arquitetura. Relatou a preocupação com as questões sociais e disse que seu lugar favorito é a África. 

A partir de suas viagens, Sebastião lançou alguns livros, como: Outras Américas (1986), Trabalhadores (1996), Êxodos (2000), África (2007) e Gênesis (2013). Ele comentou sobre a formação e elaboração da sua última obra, Gênesis. Contou que a seleção das fotos se deu após fotografar por oito anos e dividiu o livro em cinco capítulos: Planeta Sul, Santuários, África, Espaços do Norte, Amazônia e Pantanal. Salgado compara Gênesis a “minha carta de amor ao planeta”. 

O público de aproximadamente 1500 pessoas, que lotou o Salão de Atos da UFRGS, se emocionou com as histórias e imagens do fotógrafo. A palestra teve a presença da estagiária Taís Azeredo, integrante da Prefeitura de Montenegro e demais universitários da região metropolitana.