Saneamento debate em Montenegro


 A mestre em Meio Ambiente e Gestora Ambiental, Elisa Kerber Schoenell, diz que a execução dos Planos de Saneamento Básico dos municípios participantes do CIS/CAÍ, incluindo Montenegro, está sendo feito em conformidade com o Termo de Referência do Convênio SEHAB/DESAN – Consórcio Intermunicipal do Vale do Rio – CIS/CAÍ – FPE nº 1.640/2012. 


A vencedora no processo licitatório que está executando os planos é a empresa MJ Engenharia e o contrato para os trabalhos foi firmado no dia 3 de setembro de 2013, com o Consórcio.


Meio Ambiente faz Audiência Pública sobre Plano de Saneamento

Nesta quinta-feira, 20/3 no plenário da Câmara de Vereadores de Montenegro aconteceu a Audiência Pública sobre o Plano de Saneamento Básico de Montenegro, eixos Resíduos Sólidos e Drenagem Urbana. Segundo a mestre em Meio Ambiente, Gestora Ambiental e Assessora da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Elisa Kerber Schoenell, Montenegro possui um Plano de Saneamento Básico aprovado em 2011. Porém, este Plano contempla: "Abastecimento de água potável" e "Esgotamento Sanitário". E há necessidade de incluir outros eixos no debate, como "Limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos" e "Drenagem e manejo das águas pluviais urbanas", conforme Lei Federal 11.445 / 2007. A inclusão desses eixos é de extrema importância para o município, tendo em vista que questões como resíduos e drenagem estão diretamente ligados a saúde da população. As cheias do rio, enchentes e enxurradas estão ligadas diretamente ao planejamento da drenagem urbana. 

A discussão da ampliação da coleta seletiva, a constituição da cooperativa de catadores e de uma central de triagem municipal e outras alternativas aos resíduos do município são de suma relevância. Assim, a inclusão desses temas está diretamente ligada à promoção da melhor qualidade de vida à população, maior dignidade aos trabalhadores e recicladores de resíduos, bem como irá contribuir para os programas de saneamento e de meio ambiente a serem desenvolvidos em nível local e regional. O prefeito Paulo Azeredo informou que a Prefeitura está pleiteando uma área para implantação de um aterro sanitário no município e mais a compra de duas esteiras para reciclagem. Além de gerar emprego e renda haverá economia para Montenegro que não precisará gastar mais com o transbordo para outras cidades.