Prioridades, projetos e movimentos na Diocese de Montenegro


Na manhã deste sábado, dia 29 de março, aconteceu na Cúria da Diocese de Montenegro uma reunião envolvendo as coordenações das prioridades pastorais, dos projetos permanentes e dos movimentos de ampla atuação da Diocese.

Num primeiro momento, foi feita uma reflexão sobre a caminhada pastoral diocesana. Para tanto, todos receberam um exemplar do Guia de Pastoral 2014, onde consta o histórico da Diocese de Montenegro, que foi lido coletivamente.

O objetivo principal do encontro foi conhecer a proposta de organização pastoral da Diocese, sabendo identificar os referenciais de cada projeto, prioridade e movimento de ampla atuação, em âmbito diocesano, de área pastoral e paroquial (e na paróquia, nas comunidades), a fim de construir uma caminhada de conjunto, em unidade, fazendo com que os leigos assumam seu papel na igreja.

As prioridades pastorais, os projetos permanentes e os movimentos abordaram o nível de conhecimento da estrutura de organização pastoral da Diocese. Dentre os desafios que aparecem, foi constatado que não há articulação entre as diversas frentes de ação e que faltam lideranças, ou que as mesmas estão sobrecarregadas.

A partir da identificação das lacunas existentes, decidiu-se pela indicação de referenciais diocesanos, por área pastoral e por paróquia; o agendamento de uma reunião por semestre, de âmbito diocesano; e a programação e o planejamento para o ano de 2015, que deve ser entregue até agosto de 2014 em função da publicação no Guia Pastoral.

Foi lembrado que a Diocese de Montenegro, em 2014, tem dois principais focos: o Ano Vocacional e o Plano de Pastoral, que foi abordado com os participantes da reunião, para que pudessem se inteirar do planejamento, das suas etapas, das metas e seus objetivos.

Por Graziela Wolfart, assessora de Comunicação da Diocese de Montenegro

http://www.diocesemontenegro.org.br/