PPCI e alvará da vigilância para reabrir escola Professora EMA MORAES


 O secretário Municipal de Educação e Cultura – SMEC -, João Moreira, suspendeu as atividades na EMEI Emma Ramos de Moraes, que estava com uma turma porque tinha a promessa de ter em mãos até o final da semana passada o alvará da vigilância sanitária, pela empresa licitação, que é de São Leopoldo. O documento só foi entregue na terça-feria, 15/3. Outro motivo para a suspensão do atendimento na escola é a falta do Plano de Prevenção Contra Incêndio – PPCI -, que está sendo elaborado por uma empresa licitada, de Santa Maria. 

Ao receber o projeto, este deverá passar pela análise técnica do Corpo de Bombeiros e se estiver adequado, será liberado o PPCI para a escola. O secretário entende que agiu bem em não colocar em risco as crianças e nem constituir as turmas restantes até que os documentos estejam em mãos. As crianças que estavam na EMEI Emma de Moraes retornaram para as escolas de origem.

As atividades na EMEI Emma Ramos de Moraes começaram no dia 17/3, com cinco alunos da comunidade. Outros alunos que iriam compor as próximas turmas também seriam da comunidade. As vagas que eventualmente sobrassem, seriam encaminhadas às crianças que estão na espera por vaga. 

Não foram abertas todas as turmas porque não há ainda recursos humanos para atender a todas as necessidades, pela falta do alvará da vigilância sanitária e PPCI. A SMEC também espera pelo final do processo seletivo de professores através de concurso, que termina no dia 27/3. O total é de 120 vagas no turno integral. Para cada aluno que ficar na escola em um turno, abrirá uma vaga no contra-turno. Há 40 vagas, na média, para crianças no contra-turno. A estimativa é abrigar cerca de 160 crianças. E o mobiliário foi recebido na terça-feira, dia 18/3. (GS)