Diocese Montenegro - Ação Social da Igreja e diálogo com a sociedade




Diocese Montenegro no
Encontro dos Organismos da Igreja no Estado







O primeiro Encontro dos Organismos da Igreja Católica no Rio Grande do Sul, em 2014, aconteceu nos dias 18 e 19 de março em Porto Alegre. Recebido por parte do episcopado gaúcho e os mais de 40 coordenadores arqui/diocesanos e dos Serviços, Setores e Pastorais do Regional Sul 3, na Casa de Retiros Vila Betânia, Pe. Ari Antônio dos Reis, assessor nacional da Comissão Episcopal Pastoral para a Caridade, Justiça e Paz da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), foi o palestrante convidado dessa edição.

 Em foco esteve o tema Ação Social da Igreja e diálogo com a sociedade. “O nosso país vive a sensação de que se melhorou consideravelmente a qualidade de vida dos brasileiros mediante a força do consumo, sobretudo entre a classe C. Entretanto, as reais melhorias na estrutura social do Brasil não foram conseguidas e não podem ter esse viés ligado única e exclusivamente ao consumo”, alertou o assessor.

Os bispos do Rio Grande do Sul foram representados pela presidência do Regional Sul 3: dom Zeno Hastenteufel, bispo de Novo Hamburgo e presidente, dom Canísio Klaus, bispo de Santa Cruz do Sul e vice-presidente, e dom Remídio José Bohn, bispo de Cachoeira do Sul e secretário. Somados a eles também participaram dom Gilio Felicio, bispo de Bagé, dom José Gislon, bispo de Erexim, e dom Jaime Pedro Kohl, bispo de Osório, pela ordem, representando as Províncias Eclesiásticas de Pelotas, Passo Fundo e Porto Alegre. 

Dom Aloísio A. Dilli, bispo de Uruguaiana e representante da Província Eclesiástica de Santa Maria, se recupera de cirurgia e enviou seu novo coordenador de Pastoral, Pe. Alvano Freitas. Pela Diocese de Montenegro participaram o Pe. Rafael Groth, coordenador diocesano de pastoral, e o Diácono Antônio Francisco Dal Bosco.

Questionados pela proposição: “Quais são os clamores que sentimos como urgência”, os participantes do Encontro dos Organismos refletiram a partir da exposição de Pe. Ari e, como o auxílio do assessor nacional, trabalharam para definir os pontos-chaves para a Ação Social da Igreja no Regional Sul 3. Na opinião do assessor, incentivar a participação social e política dos cristãos, principalmente no Conselho de Direitos, é crucial. “Está muito nítido que é necessária a presença da Igreja Católica nos Conselhos. 

Mas também a qualidade que nós damos para os nossos representantes demarcarem a sua presença é muito importante para o fortalecimento da sociedade civil. Essa questão das manifestações nos deu a possibilidade de fazer uma outra leitura do Brasil”, ressaltou ele sobre a eclosão dos protestos sociais deflagrados a partir de junho de 2013.