Curso de Teologia para leigos na Diocese de Montenegro



Como bem sabemos, não se ama o que não se conhece. Esse pensamento se aplica a muitos aspectos de nossa vida. Na Igreja não é diferente. Podemos ter fé e sermos bons cristãos, mas se conhecermos melhor Jesus Cristo e a Igreja aprenderemos a amá-los ainda mais. 

Por essa razão, não podemos nos acomodar e estudar sempre é bom. Em função disso, aDiocese de Montenegro tem promovido cursos de Teologia para leigos interessados, e que acontecem nos municípios de Bom Princípio e Estrela.

Segundo o Pe. Pedro Ritter, o Curso de Teologia consiste basicamente no estudo de temas basilares da Igreja Católica: Bíblia, Cristologia, Eclesiologia, História da Igreja, Espiritualidade, Sacramentos, Doutrina Social da Igreja, Trindade, Teologia da Graça, Pneumatologia, Direito Canônico, Teologia Moral, Ecumenismo, Catequese, Liturgia, Teologia do Laicato, Fé e Política, Teologia da Esperança e Metodologia da Prática Pastoral. 

Os encontros são semanais e as aulas são presenciais. Em Estrela, acontece nas terças-feiras e em Bom Princípio nas quintas-feiras, sempre das 19h30min às 22h.

Nesta quinta-feira, dia 13 de março, teve início a terceira edição do curso em Bom Princípio. O Seminário São João Maria Vianney acolheu 61 novos participantes, além dos 104 alunos que iniciam o segundo ano da formação. Em Estrela inicia agora em 2014 a segunda edição do curso. A aula inaugural da turma de Bom Princípio foi conduzida pelo Pe. Rafael Groth, que abordou o Plano Diocesano de Pastoral.

O Curso de Teologia é promovido pela Diocese de Montenegro e conta com a parceria da Escola Superior de Teologia e Espiritualidade Franciscana - ESTEF. Os professores são da ESTEF e, para certos temas, também lecionam alguns padres de nossa Diocese.

A Diocese de Montenegro investe e prioriza esta atividade porque, conforme o Documento de Aparecida, no item número 306, “Se queremos que as paróquias sejam centros de irradiação missionária em seus próprios territórios, elas devem ser também lugares de formação permanente. Isto requer que se organizem nelas várias instâncias formativas que assegurem o acompanhamento e o amadurecimento de todos os agentes pastorais e dos leigos inseridos no mundo. As paróquias vizinhas também podem unir esforços neste sentido, sem desperdiçar as ofertas formativas da Diocese e da Conferência Episcopal”. 

Ainda segundo o Pe. Pedro Ritter, somos a Diocese no Rio Grande do Sul que mais investe na formação dos leigos. “Que Bispo, padres e leigos continuem se entusiasmando por esta causa. A formação teológica significa qualificação no ser cristão”, defende. O ano de 2014 será de preparação para a pós-graduação. A meta é que, em 2015, seja formada uma turma de aproximadamente 50 alunos fazendo esta especialização.

A boa notícia: como ainda está no início do curso, ainda é possível se inscrever. Basta ir até sua paróquia o quanto antes, para não perder muitos encontros.

Graziela Wolfart, Assessora de Comunicação da Diocese de Montenegro

http://www.diocesemontenegro.org.br/