Café com Alessandra da Cruz Borges - CIEE e ACI MONTENEGRO


Café com Associado apresenta “Aprendiz Legal”, com Alessandra da Cruz Borges, do CIEE

No próximo dia 19 o Café com Associado da ACI vai receber Alessandra da Cruz Borges, supervisora executiva do CIEE, que vai falar sobre o programa Aprendiz Legal.
Sobre o assunto, Alessandra pretende explicar o programa de aprendizagem, que é voltado para a preparação e inserção de jovens no mundo do trabalho e se apoia na Lei 10.097/2000, a Lei da Aprendizagem. Além disso, o conceito de aprendizagem, diferenciais do programa e cursos oferecidos também estão na pauta do Café com Associado.

De acordo com a normativa do programa, a profissionalização do jovem é uma etapa do seu processo educativo (ECA, art. 62) e, portanto, a razão de ser do trabalho é a formação, não a produção. “Após as 80 horas iniciais do curso, o aprendiz alterna com um dia de aula teórica e quatro dias de prática na empresa. Esse método oportuniza uma rica troca entre os saberes da teoria desenvolvida em sala de aula, e a prática do dia a dia das empresas”, declara Alessandra da Cruz Borges.

Mesmo com tantos benefícios evidentes do programa Aprendiz Legal, Alessandra afirma que de maneira mínima as empresas ainda resistem na colocação de aprendizes dentro de suas empresas, e uma das razões é o próprio desconhecimento da legislação. “Não é raro as empresas desconhecerem sua obrigação legal no que diz respeito ao cumprimento de cotas de aprendizagem" afirma a palestrante

O Café com Associado integra a programação do Projeto Oportunidades para Crescer e tem o patrocínio de Agrogen, Flytour – American Express, JBS Frangosul, Sicredi, Tanac, Unimed Vale do Caí, UNISC, Anattam Exames para o Trabalho, BeludaPró, CGC Contabilidade, HGM Sistemas, Jornal Ibiá, Sindilojas Montenegro, Rádio Viva, JPTV.

O Café com Associado acontece na sede da ACI Montenegro/Pareci Novo no próximo dia 19, com início às 7h30min. A atividade é voltada somente aos associados da ACI e os ingressos podem ser reservados pelo telefone (51) 3057.4344.