AES Sul na Comunidade - Educar para Transformar em Montenegro


Detalhes da realização do projeto AES Sul na Comunidade - Educar para Transformar, em Montenegro, foram acordados na quarta-feira, 19/3, em reunião entre o Vice-prefeito, Luiz Aldana e o Produtor do AES Sul na Comunidade, Talvani Sotelo Cabral. Em Montenegro as ações serão realizadas de 20 a 22 de agosto, em local a definir. O encontro aconteceu na Prefeitura e oficializou a parceria entre a AES Sul e a Administração Municipal para a realização do projeto educativo.

O AES Sul na Comunidade - Educar para Transformar -, apresenta proposta poética e sensibilizadora a fim de semear o despertar da consciência ambiental. O projeto educativo pertencente ao Programa de Eficiência Energética da AES Sul é gratuito, itinerante e destinado à rede escolar dos municípios da área de concessão da empresa e às comunidades. 

Em seu segundo ciclo, o projeto chegará a mais 70 municípios gaúchos, a fim de contribuir com o crescimento da consciência ambiental dos seus participantes, bem como sensibilizá-los a levarem, para o seu dia a dia, hábitos favoráveis ao meio ambiente. Até 2015, as ações envolverão alunos e professores da rede pública de ensino em 320 ações educativas sobre os eixos temáticos energia, água, resíduos e mobilidade urbana.

O AES Sul na Comunidade - Educar para Transformar, em seu primeiro ciclo, percorreu 39 municípios entre os meses de maio e dezembro de 2012, envolvendo 117.865 pessoas. Em abril de 2014, volta com uma proposta diferente, poética e sensibilizadora, a fim de promover o nascer de uma nova consciência - uma Consciência Sustentável. A companhia aposta mais uma vez na educação como elemento condutor para potencializar o exercício de práticas ambientais nas escolas e comunidades. "Trabalhamos a sustentabilidade através da educação, pois acreditamos no seu poder transformador. Ela tem se mostrado o melhor caminho para promover mudanças duradouras de atitudes e comportamentos", relata o Diretor-geral da AES Sul, Antônio Carlos de Oliveira.

Sobre o Programa de Eficiência Energética - A AES Sul desenvolve desde 1999 seu Programa de Eficiência Energética, de acordo com as regulamentações do Programa de Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), a fim de reduzir a demanda do sistema elétrico em sua área de concessão. Em 2013, a AES Sul investiu R$ 12,6 milhões em vários projetos. Os voltados diretamente para a mudança comportamental dos hábitos no consumo foram destaques em 2013. Entre eles, o projeto que atendeu as comunidades de baixo poder aquisitivo, denominado "Transformação de Consumidores em Clientes", com a substituição de lâmpadas mais eficientes, chuveiros, geladeiras e a instalação de coletores solares. E também o AES Sul na Comunidade - Educar para Transformar, que envolve apresentações nas escolas utilizando ferramentas lúdicas com conceitos de sustentabilidade.

Sobre a AES Sul - Distribui energia elétrica para 118 municípios das regiões Metropolitana, Vale do Rio Pardo, Vale do Taquari, Central e Fronteira Oeste. São mais de 1,2 milhões de clientes, cerca de quatro milhões de pessoas. A área de concessão atendida pela empresa abrange 99.512 km². Para atender a essa região com segurança, qualidade e confiabilidade, a AES Sul dispõe de uma força de trabalho de mais de 3.500 pessoas, investe na manutenção, modernização e expansão do sistema elétrico. Tem como principal objetivo a responsabilidade socioambiental e o compromisso com o cliente, oferecendo um serviço cada vez melhor.

Sobre a AES Brasil - O Grupo AES Brasil é um dos principais grupos empresariais do país, com forte atuação no setor elétrico - geração, distribuição e comercialização de energia.. Responsável pelo atendimento a 7 milhões de clientes, o Grupo conta com cerca de 7,5 mil colaboradores próprios.
Fonte: Luciane Nunes - Axis Mundi