A REVOLUÇÃO DE 1964 - 50 ANOS - PRESOS EM MONTENEGRO


Em 1º de Abril de 1964 todo o diretório do PTB de Montenegro foi preso juntamente com outros políticos dos partidos e militares que apoiavam Leonel Brizola na Campanha da Legalidade. 

Alguns foram colocados em liberdade com a condição de "nunca" mais participar de movimentos politico na cidade. Esta história me foi contada por um dos integrantes do Diretório do PTB EM 1964 com a seguinte recomendação: 

Somente publicar depois que o último deles falecer, o que aconteceu recentemente. Por enquanto vamos publicar apenas este documento oficial, não vamos publicar todos os nomes a pedido de familiares "importantes" na cidade,  em breve vamos publicar aqui a lista completa dos nomes.

Outros encaminhados a Porto Alegre  permaneceram presos e torturados.

 Documentos inéditos e recentes sobre a transformação de uma escola em presídio por requisição do Exército Brasileiro. Hoje a se chama a Escola Paulo da Gama, em Porto Alegre.

O interessante é que nas folhas 4, 5 e 6 do documento oficial do Museu Histórico da Brigada Militar, há referências sobre militares e civis presos pelo 4 BP, de Montenegro, e que foram transferidos para o tal Presídio Especial.