IV Seminário do Sistema Estadual de Participação Popular e Cidadã - RS


A Secretaria do Planejamento, Gestão e Participação Cidadã, Juntamente com a Secretaria Geral de Governo, a Secretaria Executiva do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, o Gabinete dos Prefeitos e Relações Federativas, a Casa Civil e o Fórum dos Coredes, realizam o IV Seminário do Sistema de Participação, que terá lugar no dia 14 de março próximo, no Auditório do Palácio da Justiça em Porto Alegre.

O IV Seminário tratará da nova face do Rio Grande do Sul, com debates sobre os grandes empreendimentos, seus impactos sociais, os avanços científicos e tecnológicos a serviço da cidadania e da qualidade de vida das populações. Nesta perspectiva, será apresentada a proposta RS 2030 – uma Agenda de Desenvolvimento Territorial a ser elaborada de modo participativo pelos agentes que integram o Sistema de Participação, em parceria com o Ministério do Planejamento.

O público-alvo do IV Seminário são os agentes regionais e locais que atuam no processo de participação popular e cidadã e movimentos sociais.

Atenciosamente
João Motta

Secretário da Secretaria do Planejamento, Gestão e Participação Cidadã
Coordenação do Sistema de Participação

PROGRAMAÇÃO

9 horas – Abertura e conferência do Governador Tarso Genro. O Rio Grande do Sul atual: os desafios enfrentados e as perspectivas de futuro.

9h30min – Desenvolvimento sustentável com equidade e participação: Esther Bemerguy de Albuquerque, Ministério do Planejamento; João Motta, Secretaria do Planejamento, Gestão e Participação Cidadã; Fórum dos Coredes.

10h30min – Desenvolvimento regional e os desafios nacionais e internacionais: Fundação de Economia e Estatística e o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (que apresenta a II Carta de Concertação).

11h30min – Apresentação da Proposta RS 2030 – Agenda de Desenvolvimento Territorial: Secretaria do Planejamento, Gestão, Participação Cidadã, Fundação de Economia e Estatística e Centro de Estudos Internacionais sobre Governo/UFRGS.

14 horas – Grandes projetos, sustentabilidade e impactos sociais: agenda de desenvolvimento portadora de futuro.

– Primeiro Momento – Grandes empreendimentos e impactos sociais. Polo Naval, Pré-Sal e Energia Eólica: João Ramis, Eletrobras; Prefeito de Rio Grande e Fundação Universidade de Rio Grande.

– Segundo Momento – Inovação tecnológica, desenvolvimento sustentável e ciência para os grandes temas econômicos e sociais. Nádya Pesce da Silveira, diretora-presidenta da Fapergs; Marcelo Lopes, presidente do BADESUL.

– Terceiro Momento – Integração e Fronteiras Sul-Americanas. Tarson Nuñez, assessor de Relações Internacionais do Gabinete do Governador; Fundação de Economia e Estatística.

– Quarto Momento – Direito às cidades: agenda urbana e pós- manifestações de 2013. Betânia Alfonsin, professora da PUCRS e da Escola do Ministério Público; Vinícius Wu, Secretaria Geral do Governo/RS

17 horas – Debate Livre