GOLS EM MONTENEGRO


Os Grupos Organizados do Município apresentam balanço de 2013 e planejamento de ações para 2014 

Ao todo são 16 Grupos Organizados do Lar que atuam na cidade. No ano passado houve 144 reuniões, com destaque para o Encontro da Família Rural, Dia do Amigo e o 

Café da Manhã em agradecimento às pessoas envolvidas nos grupos. O trabalho é realizado em conjunto com a EMATER e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural - SMDR -, sob o comando do secretário Antonio Padilha. O planejamento geral junto as 16 grupos envolve cerca de 200 pessoas e mais os moradores de cada comunidade em que as atividades são realizadas. Para o mês de março estão sendo preparadas várias ações como palestras, receitas, confecção de material utilitário, mutirão de limpeza, entre outras. Diversas localidades do interior de Montenegro fazem parte do roteiro, como Bom Jardim, Campo do Meio, Faxinal, Muda Boi, Vendinha, Rua Nova, Fortaleza, Porto dos Pereira, Porto Garibaldi, Costa da Serra, Pinheiros, Sobrado, Vapor Velho, Alfama e Serra Velha. Em 08 de março haverá homenagem ao Dia Internacional da Mulher em Tupandi. A Semana do Artesanato, vai acontecer de 19 a 26 de março, em Montenegro, com a exposição e venda de produtos. 
 2014 

No início deste ano foi realizado um planejamento de janeiro a dezembro, em todos os grupos. "A atividade principal que estamos trabalhando é um concurso de pratos à base de citros", explica João Kuhn, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural - SMDR. Nas reuniões de março e abril, as sócias levarão pratos preparados à base de citros e o próprio grupo vai escolher a melhor receita. No Encontro da Família Rural, que acontecerá no dia 26 de abril, na localidade de Muda Boi, cada grupo levará uma receita. Neste dia haverá uma comissão que escolherá a melhor receita de citros, coordenada pela EMATER E SMDR. Neste dia haverá uma palestra com uma nutricionista sob as vantagens de consumirmos citros. Estas receitas serão usadas na abertura da Safra, programada para o dia 21 de maio de 2014. 

Calendário das Ações dos Grupos Organizados do Lar para março de 2014


Dia (março)
Ação
Localidade
03
Sorvete e Colomba Pascoal
Vapor Velho
04
Fuxico
Faxinal
05
Filetagem de Peixe
Alfama
06
Pão da Nair
Serra Velha na casa da Ieda
07
A confirmar
A confirmar
10
Receitas de Citrus
Sobrado
11
Mutirão de Limpeza
João XXIII
12
Cuca Integral
Pinheiros
13
Aromatizante
Costa da Serra
14
Conservas
Porto Garibaldi
17
Digestivo Caseiro
Bom Jardim
18
Filetagem de Peixe
Campo do Meio (todo dia)
19
Direitos dos Associados
Porto dos Pereira
20
Tipos e usos de chá e Relógio Humano
Fortaleza
21
A confirmar
A confirmar
24
Receitas de Citrus
Vendinha
25
Receitas de Citrus
Muda Boi
26
Receitas de Citrus
Rua Nova